Incêndio mobiliza bombeiros em Blumenau nesta quarta (18)
Brusque realiza treino com foco em bolas paradas

Publicidade

STF estabelece limite de 40 gramas de maconha para diferenciar usuário de traficante

Ministros debatem o tema nesta quarta-feira (26)

Fonte: Andressa Anholete, STF

Publicidade

Em votação nesta quarta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou em 40 gramas a quantidade de maconha que diferencia usuário de traficante. A definição é uma continuação do debate de terça-feira (25), quando os ministros definiram que o porte da droga para uso próprio não deve ser considerado crimeO ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, afirmou que um acordo entre ministros foi feito para definir a quantidade, com base no que foi adotado no Uruguai.

— Nós havíamos chegado a um acordo interno, que precisa evidentemente ser ratificado na sessão pública, de ficar a um meio caminho, que seria 40 gramas, que é a quantidade adotada no Uruguai, que é a experiência que nós temos notícia — afirmou no início da sessão.

Até agora, os ministros definiram que o porte de maconha para uso pessoal (ou seja, até 40 gramas) não deve gerar antecedentes criminais, nem punição com serviço comunitário. A corte definiu ainda a quantidade de seis plantas fêmeas como critério para diferenciar usuários de traficantes.A determinação segue em vigor até a proposta de emenda à Constituição passar pelo Congresso. O texto, que quer criminalizar o porte de qualquer quantidade de droga, tramita na Câmara dos Deputados e já foi aprovado no Senado.

A decisão do Supremo tem repercussão geral, ou seja, todas as instâncias da Justiça deverão seguir a solução adotada pelo STF quando forem julgar casos semelhantes. Geralmente, estas teses já ficam disponíveis para aplicação a partir da publicação da ata do julgamento.

Ainda é possível que sejam aplicados embargos de declaração, ou seja, recursos que pedem esclarecimento de alguns pontos da decisão. Este pedido pode ser apresentado em até cinco dias após a publicação do acórdão, ou seja, a decisão na íntegra. Podem ser solicitadas mudanças na redação da tese, por exemplo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.