Publicidade

Superlua encanta moradores de Brusque na noite de quarta-feira (5)

O fenômeno chamou a atenção pelo brilho intenso e tamanho do satélite natural

Fonte: Imagem: Rafael Imhof

Publicidade

O céu de Brusque foi palco de um espetáculo natural na noite desta quarta-feira (5/11), quando a segunda superlua de 2025 — conhecida como Superlua do Castor — pôde ser observada por moradores da região. O fenômeno, visível em todo o Brasil, chamou a atenção pelo brilho intenso e pelo tamanho aparente da lua, que surgiu imponente logo após o pôr do sol.

Conforme publicação da Agência Brasil e de acordo com o professor de astronomia Eder Canalle, o evento ocorre quando a lua cheia coincide com o ponto de maior aproximação da órbita lunar em relação à Terra, chamado perigeu. “Uma superlua parece um pouco maior e mais brilhante justamente porque está mais próxima do planeta. Quem tem prática observacional consegue notar essa diferença com mais clareza”, explicou o especialista.

A noite favoreceu a observação em Brusque, com céu limpo e boa visibilidade. O fenômeno, que encanta observadores e amantes da astronomia, terá sua última edição de 2025 no dia 4 de dezembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.