Uma operação contra um grupo criminoso especializado em furtos de caminhonetes de luxo está em andamento nesta quarta-feira (18) no Norte e Litoral Norte de Santa Catarina. A quadrilha é suspeita de furtar pelo menos 100 veículos em diversas cidades da região. Até o início da manhã, 11 pessoas haviam sido detidas.
Ao todo, são cumpridos 20 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão nas cidades de Joinville, Araquari e Itajaí. Os furtos também foram registrados em Penha, Balneário Piçarras, Navegantes, Brusque, Balneário Camboriú e Itapema.
Além dos furtos, o grupo é acusado de adulterar placas dos veículos roubados e praticar extorsão. Segundo a Polícia Civil, os criminosos encaminhavam os veículos furtados para o Paraná. O delegado Diego Azevedo informou que uma força-tarefa de investigadores já conseguiu recuperar mais de 80% dos veículos roubados.
A Operação Nexu é resultado de uma ação integrada entre a Polícia Civil, a inteligência da Polícia Militar de Joinville e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo é desarticular completamente a organização criminosa e interromper suas atividades ilícitas.