A Federação Catarinense de Futebol (FCF) divulgou, na noite desta quinta-feira, 24, a tabela oficial da 24ª edição da Copa Santa Catarina. O campeonato terá início no sábado, dia 6 de setembro, com o confronto entre Carlos Renaux e Joinville, às 15h, no estádio Augusto Bauer, em Brusque.
O Brusque, por sua vez, estreia contra o Santa Catarina, também em casa. A tabela está sujeita a alterações, já que clubes como Avaí, Chapecoense e Criciúma participam da Série B do Campeonato Brasileiro, que se estende até o final do ano.
Possíveis conflitos com o calendário nacional
Além das equipes da Série B, Brusque e Figueirense também podem enfrentar sobreposições, já que disputam a Série C e, caso avancem à segunda fase, terão dois campeonatos simultâneos. Barra, Joinville e Marcílio Dias também seguem na Série D, com previsão de término para 28 de setembro, o que pode afetar as datas da Copa SC.
Brusque retorna à Copa SC de olho na Copa do Brasil
Campeão da Copa Santa Catarina em cinco oportunidades (1992, 2008, 2010, 2018 e 2019), o Brusque volta à disputa após ausência desde a última conquista. O retorno tem como objetivo principal a vaga na Copa do Brasil de 2026.
O quadricolor acumula 13 participações na competição estadual, com 186 jogos disputados, 82 vitórias, 46 empates e 58 derrotas. São 266 gols marcados e 211 sofridos. Neilor é o maior artilheiro do clube na Copa SC, com 19 gols.
Tabela do Brusque – Grupo B
Data | Jogo | Rodada |
---|---|---|
07/09 | Brusque x Santa Catarina | 1ª |
14/09 | Chapecoense x Brusque | 2ª |
21/09 | Concórdia x Brusque | 3ª |
28/09 | Brusque x Concórdia | 4ª |
05/10 | Brusque x Chapecoense | 5ª |
12/10 | Santa Catarina x Brusque | 6ª |
Carlos Renaux busca nova campanha após estreia em 2022
O Carlos Renaux participou da Copa Santa Catarina apenas em 2022. Na ocasião, classificou-se após terminar entre os quatro melhores da Série B estadual em 2021. Na competição, terminou a primeira fase em quarto lugar e foi eliminado nas semifinais pelo Marcílio Dias.
Diferentemente daquela edição, agora não há restrições para clubes da segunda divisão participarem da Copa SC, o que amplia o leque de equipes e aumenta o nível da disputa.
Tabela do Carlos Renaux – Grupo C
Data | Jogo | Rodada |
---|---|---|
06/09 | Carlos Renaux x Joinville | 1ª |
14/09 | Carlos Renaux x Juventus | 3ª |
18/09 | Nação x Carlos Renaux | 4ª |
21/09 | Blumenau x Carlos Renaux | 5ª |
24/09 | Carlos Renaux x Nação | 6ª |
28/09 | Juventus x Carlos Renaux | 7ª |
01/10 | Carlos Renaux x Blumenau | 8ª |
12/10 | Joinville x Carlos Renaux | 10ª |
Grupos definidos e formato de disputa
A competição conta com quatro grupos. Os grupos A, B e D possuem quatro equipes cada. O grupo C, do Carlos Renaux, é o único com cinco times. As equipes jogam em turno e returno, e os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final. A fase eliminatória será em jogos de ida e volta, com decisão por pênaltis em caso de empate agregado.
Grupo A
- Avaí
- Barra
- Figueirense
- Marcílio Dias
Grupo B
- Brusque
- Chapecoense
- Concórdia
- Santa Catarina
Grupo C
- Carlos Renaux
- Blumenau
- Joinville
- Juventus
- Nação
Grupo D
- Camboriú
- Caravaggio
- Criciúma
- Tubarão
Cruzamentos e possibilidades
Nas quartas de final, os confrontos serão entre grupos A x B e C x D. Assim, um possível duelo entre Brusque e Carlos Renaux só poderá acontecer em uma eventual final.
Ao todo, participam desta edição 11 clubes da Série A e seis da Série B do Campeonato Catarinense. Apenas o Hercílio Luz (Série A) ficou de fora, além de Porto, Metropolitano e Fluminense entre os times da segunda divisão.