Publicidade

Terminal Urbano em Movimento transforma tempo de espera em cuidado com a saúde

Projeto feito pela Academia da Saúde oferece aulas de pilates para passageiros

Fonte: Foto: Divulgação/Prefeitura de Brusque

Publicidade

Esperar o ônibus no Terminal Urbano de Brusque passou a ter um novo significado para quem circula pelo local. Desde 2024, a Academia da Saúde de Brusque desenvolve o projeto Terminal Urbano em Movimento, que oferece aulas de Pilates e atendimentos em auriculoterapia dentro do próprio terminal, aproveitando o tempo ocioso de usuários e funcionários do transporte público.

“A iniciativa surgiu a partir da realidade de quem depende do transporte coletivo e, muitas vezes, precisa aguardar intervalos entre uma linha e outra. Em vez de transformar esse período apenas em espera, o projeto propõe o uso do tempo para atividades de cuidado com o corpo e a mente”, explica o coordenador da Academia da Saúde, Cristian Haag.

As ações acontecem em uma sala dentro do terminal e são conduzidas por profissionais de Educação Física da Academia da Saúde. As atividades são realizadas três vezes por semana: terças e quintas-feiras à noite e sextas-feiras pela manhã. Não é necessário fazer inscrição prévia, nem ter experiência com exercícios físicos. Os grupos são abertos e permitem que cada pessoa participe conforme sua disponibilidade.

Durante as aulas de Pilates, são utilizados colchonetes, bolas, pesos e bastões, com foco em alongamento, fortalecimento e mobilidade. Já a auriculoterapia é oferecida como complemento, com aplicação de sementes de mostarda em pontos específicos da orelha, após uma breve avaliação. A técnica auxilia no controle do estresse, de dores e de outros desconfortos físicos.

O acesso é livre e o espaço público permite a participação de pessoas de diferentes idades e perfis, inclusive de quem não utiliza o transporte coletivo, mas circula pelo terminal. A sala de aulas fica localizada no segundo andar do Terminal. Na terça e quinta os horários são das 18h15 às 19h15; 19h30 às 20h30; 20h30 às 21h15. Na sexta é das 7h às 8h.

Para quem participa, os efeitos são sentidos no dia a dia. A moradora do bairro Santa Rita, Adriana Aparecida Lucio Dias, de 37 anos, conta que o Pilates passou a fazer parte da rotina desde junho de 2024. “O Pilates é muito importante pra mim na saúde e no bem-estar. Fico mais ativa, tenho menos dores e durmo melhor quando faço o exercício”, relata. Ela explica que costuma pegar o ônibus à noite e aproveita o tempo de espera para participar das aulas.

Outra participante é Mari Alves de Lima, de 68 anos, moradora da Limeira Baixa. Ela aguarda cerca de 20 minutos pelo ônibus após o trabalho e decidiu ocupar esse tempo com as atividades. “É muito bom, porque estou participando de coisas boas. Eu tinha dor no joelho e no braço, e melhorei bastante. Hoje subo e levanto mais facilmente”, conta.

“Desde a implantação do projeto foi possível observar aumento na adesão às práticas de atividade física, melhora na mobilidade, no equilíbrio e na força dos participantes, além da redução de queixas como dores musculares, cansaço excessivo e dificuldades para dormir. O projeto também contribui para o fortalecimento dos vínculos sociais, já que muitas pessoas passam a se encontrar regularmente no mesmo espaço”, finaliza o coordenador.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.