Na manhã desta segunda-feira (6), um trabalhador morreu após sofrer uma queda de cerca de 15 metros em uma obra localizada na Rua Alfonso Dalmolin, no bairro Canhanduba, em Itajaí. O acidente ocorreu por volta das 10h34 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU.
Dinâmica do acidente
As guarnições das viaturas foram acionadas pelo COBOM para atender à ocorrência. No local, o trabalhador foi encontrado deitado sobre duas pilhas de tramas de ferro, após a queda.
De acordo com os bombeiros, o homem utilizava cinto de segurança com dois talabartes fixados, mas não havia indícios de acionamento do sistema antiqueda, que poderia ter reduzido o impacto da queda.
Estado da vítima e atendimento
A vítima estava consciente e responsiva, mas apresentava lacerações faciais, suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE), fraturas expostas nos dois braços e grande perda de sangue.
As equipes realizaram atendimento pré-hospitalar, com imobilização padrão e oxigenoterapia. Diante da gravidade, o trabalhador foi imediatamente transportado em direção ao hospital pela ambulância.
Durante o deslocamento, a guarnição encontrou a unidade do SAMU Alfa-02, que havia sido acionada para reforçar o atendimento. A vítima foi transferida para a ambulância de suporte avançado para continuar o atendimento médico.
Confirmação do óbito e procedimentos
Apesar dos esforços das equipes de emergência, o médico do SAMU constatou a ausência de sinais vitais do trabalhador.
A Polícia Militar de Santa Catarina foi acionada para assumir a guarda do local e dar início aos procedimentos legais cabíveis.