Nos dias 23 e 24 de agosto, a cidade de Brusque será palco da 16ª edição do Evento Cultural Polonês, uma homenagem aos 156 anos da imigração polonesa no Brasil. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
Organizado pela Fundação José Walendowsky, o evento tem como objetivo preservar e valorizar a herança cultural deixada pelos imigrantes poloneses que ajudaram a construir a identidade de Brusque, especialmente na indústria têxtil.
Dança, música e sabores típicos
A programação começa no sábado (23), das 19h às 22h, no Instituto Aldo Krieger, localizado no centro de Brusque. No domingo (24), o evento continua das 8h às 17h, no Salão Paroquial São Luiz Gonzaga.
Durante os dois dias, o público poderá acompanhar apresentações de três grupos de dança e três atrações musicais vindas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. No domingo, também haverá serviço completo de bar e cozinha com pratos típicos da culinária polonesa.
Tradição que movimenta a cidade
Além de manter viva a memória dos antepassados, o evento estimula a economia criativa local, ao contratar profissionais e empresas da área cultural. A ação é uma forma de agradecer à contribuição histórica dos imigrantes poloneses para a grandeza de Brusque, Santa Catarina e o Brasil.
A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
- Data: 23 e 24 de agosto de 2025
- Horários: Sábado das 19h às 22h | Domingo das 8h às 17h
- Locais:
- Sábado: Instituto Aldo Krieger (Rua Paes Leme, 77)
- Domingo: Salão Paroquial São Luiz Gonzaga (Rua Padre Gatone, 75)
- Entrada: Gratuita
- Mais informações: Instagram da Fundação José Walendowsky