Publicidade

Três cidades de SC devem decretar situação de emergência após temporais

Palmitos foi uma das localidades mais atingidas pelas enxurradas no fim de semana

Fonte: Defesa Civil

Publicidade

Chuvas intensas e rios transbordando

Após os temporais que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, ao menos três cidades devem decretar situação de emergência ainda nesta segunda-feira (30). Os municípios de Campos Novos, no Meio-Oeste, Faxinal dos Guedes e Palmitos, no Oeste, estão avaliando os estragos causados pelas fortes chuvas.

Em Palmitos, a situação foi considerada a mais grave. As chuvas começaram na quarta-feira (25) e se intensificaram entre sexta (27) e sábado (28), provocando enxurradas e transbordamento de rios tanto na área rural quanto na urbana. Bairros como Ilha Redona, Praia Verde, Barra dos Palmitos, Sede Oldenburg, Linha Estreito, Linha Nova Brasília, Linha Passarinhos, Linha Taquarussú e Linha Cascalho sofreram inundações em razão do acúmulo de chuvas e do vertimento da usina hidrelétrica.

Vendavais e destelhamentos

Em Faxinal dos Guedes, os temporais acompanhados de vendavais no sábado (28) causaram bloqueio de ruas, além do destelhamento de casas e de um aviário. A Defesa Civil segue monitorando a situação no município para confirmar a necessidade do decreto de emergência.

Campos Novos avalia microexplosão

Já em Campos Novos, ventos fortes atingiram a comunidade de Boa Esperança na madrugada de domingo (29). A prefeitura suspeita que o fenômeno tenha sido uma microexplosão, cenário parecido ao registrado em outro bairro na semana anterior, no dia 22.

Por precaução, as aulas na área rural do município foram suspensas nesta segunda-feira (30), enquanto na zona urbana o calendário escolar segue normalmente. Segundo a administração municipal, a medida busca garantir a segurança de alunos, profissionais da educação e transporte escolar, diante das condições precárias das estradas.

Chuvas persistentes e volumes elevados

Entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, os temporais ocorreram de forma mais isolada, mas a chuva constante elevou os acumulados em diversas regiões, especialmente próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

Cidades com maiores volumes de chuva nas últimas 48 horas:

  • Celso Ramos: 163,8 mm
  • Piratuba: 129,2 mm
  • Itá: 119,4 mm
  • Campo Belo do Sul: 114,6 mm
  • Caibi: 113,4 mm
  • Concórdia: 111,4 mm
  • Itapiranga: 106,4 mm
  • São Joaquim: 103 mm
  • Mondaí: 102,2 mm
  • Lages: 101 mm

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.