A construção da nova Unidade Básica de Saúde do Centro de Brusque está, temporariamente, suspensa. A paralisação é motivada por ajustes técnicos realizados pela Prefeitura de Brusque no projeto original desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
O que diz a prefeitura
Em contato com a assessoria de imprensa do poder executivo brusquense, a reportagem da Rádio Araguaia foi informada que trata-se de adaptações necessárias buscando ajustes à realidade local. Desta forma, alguns pontos foram retirados para que outros possam ser incluídos. Assim, também reajustando valores.
Abaixo, confira a nota divulgada na tarde desta quarta-feira (16/7):
Nota Oficial – Paralisação da obra da nova UBS Centro
Considerando o pré-projeto padrão disponibilizado pelo Governo Federal, a estrutura da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, inicialmente seria construída sobre um aterro. No entanto, após a supressão da vegetação e limpeza parcial do terreno, foi constatada umidade excessiva no local, o que poderia acarretar problemas como mofo, bolor, eflorescências, corrosão e até mesmo comprometer a estrutura no futuro.
Para evitar esses riscos, a solução adotada foi a substituição do sistema de fundação inicialmente previsto por estacas do tipo hélice contínua, evitando impactos em edificações vizinhas. Além disso, a nova proposta prevê a elevação da laje térrea, criando uma estrutura suspensa.
A obra foi paralisada temporariamente para que o projeto seja adequado à nova solução técnica, garantindo maior eficiência na execução e melhores condições para os futuros usuários da unidade.
A alteração traz benefícios importantes, como: melhor ventilação sob a edificação; prevenção de problemas relacionados à umidade; redução de custos com manutenção ao longo do tempo e maior durabilidade da estrutura.
Relembre
A construção da nova Unidade Básica de Saúde de Brusque foi criticada por moradores do Loteamento Shaeffer. A comunidade questionou, entre outros pontos, a existência de uma Área Verde no local escolhido para sua edificação. O assunto foi debatido em reuniões do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA), judiciário e legislativo municipal.
No mais recente trâmite, que autorizou o início das obras, a Câmara Municipal aprovou, em sessão extraordinária realizada na tarde de 22 de maio, o Projeto de Lei Ordinária nº 77/2025, que autoriza a alteração de afetação da área “J” do Loteamento Schaefer para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi discutida e votada em uma sessão única, atendendo ao pedido da justiça que suspendeu o andamento da obra após ação impetrada pelos moradores.
O que pedia a justiça?
A juíza Iolanda Volkmann determinou que a Prefeitura de Brusque não realizasse qualquer tipo de movimentação de terra, corte de árvores ou iniciar a construção até que uma lei municipal altere oficialmente a destinação da área. O terreno, localizado nas Ruas Otto Schaefer e Mathilde Schaefer, foi originalmente registrado como área de uso comum, destinada a ser uma praça ou área verde pública, no momento da criação do loteamento.
Os moradores questionavam a tentativa da Prefeitura de transformar o local em uma área pública, alegando que a mudança foi feita por meio de um simples requerimento administrativo ao Cartório de Registro de Imóveis, quando deveria passar pela aprovação da Câmara de Vereadores.
Este era o segundo processo judicial relacionado ao projeto. Enquanto o primeiro abordava questões sobre a política de saúde e os custos da obra, a nova ação focava na legalidade da mudança de uso do terreno.