Publicidade

Última turma do ano do curso de Autorização para Conduzir Autopropelido abre inscrições

Setram atinge marca de cerca de 300 condutores habilitados

Fonte: Divulgação

Publicidade

Foram abertas as inscrições para a última turma do ano do curso de Autorização para Conduzir Autopropelido (ACA), iniciativa que tem consolidado Brusque como referência estadual e nacional em educação para circulação da micromobilidade. As aulas terão início no dia 17 de novembro, às 18h30, na Câmara de Vereadores, rua Eduardo Von Buettner, 65, Centro I.

Destinado a condutores com idade mínima de 16 anos, o curso é gratuito e ministrado pela equipe técnica da Escola Pública de Trânsito (EPT) da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram). A formação é dividida em módulos teóricos e práticos, que abrangem temas como legislação de trânsito, direitos e deveres do condutor, sinalização, regras de circulação e conduta e uso correto dos equipamentos de proteção individual.

Ao término das atividades, o participante recebe a credencial oficial emitida pela Setram, documento que o habilita a conduzir veículos autopropelidos em conformidade com a Lei Municipal nº 4.789/2025 e com a Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Desde sua implantação, em junho de 2025, o programa já formou 265 condutores, contribuindo para a redução de sinistros e fortalecimento da cultura de respeito e segurança no trânsito de Brusque.

Nas últimas semanas, a postura de tolerância zero adotada pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) tem evidenciado que a maioria das irregularidades registradas, especialmente o não uso do capacete, ocorre entre condutores que ainda não participaram do curso de Autorização para Conduzir Autopropelido (ACA).

O curso representa um marco no processo de conscientização dos usuários desse novo tipo de modal. “O curso tem sido um verdadeiro divisor de águas na relação entre o modo como esses equipamentos eram utilizados nas vias e o cenário que observamos hoje”, comentou o secretário da Setram, Emerson Luiz Andrade.

“A cada turma, percebemos o impacto direto da educação, no comportamento dos condutores. Pessoas que, antes de passarem pelo curso, circulavam de forma irregular sobre calçadas, sem capacete, ou desrespeitando o sinal vermelho, agora compreendem seu papel como cidadãos e conduzem de maneira responsável e segura. Esse é um avanço que se reflete em toda a cidade”, completou o secretário.

As inscrições para a última turma do curso ACA devem ser realizadas de forma on-line, por meio do formulário disponível no link da bio do Instagram da Setram (@setrambrusque).

Basta preencher os dados pessoais e, após o envio, o candidato receberá a confirmação da inscrição pelo WhatsApp, canal por onde também serão repassadas todas as orientações sobre o início das aulas e demais etapas do curso. As vagas são limitadas e destinadas a participantes a partir dos 16 anos.

A iniciativa tem o propósito de promover um trânsito mais humano, inclusivo e equilibrado, em que condutores de autopropelidos, motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres possam compartilhar os espaços urbanos com respeito e responsabilidade.

Ao investir em educação e formação cidadã, a Setram busca consolidar uma nova cultura de mobilidade, pautada pela empatia, responsabilidade coletiva e convivência harmônica entre todos os modais. Esses valores constituem a base para uma Brusque ainda mais organizada, segura e socialmente consciente no trânsito.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.