O público da 38ª Fenarreco viveu um momento especial na sexta-feira (17): o Volkstanzgruppe Grünes Tal, de Blumenau, apresentou a dança Ein Gruss aus dem Rhein, coreografia que representa as curvas e corredeiras do Rio Reno e que hoje é executada apenas por esse grupo em todo o mundo.
A dança foi criada pelo grupo alemão Binger Winzen Tanzgruppe, que encerrou suas atividades após a pandemia. “Somos os únicos no mundo a manter viva essa dança”, destaca o coordenador do Grünes Tal, André Jorge.
Fundado em 1992, o grupo tem como objetivo preservar e renovar a cultura germânica por meio da dança folclórica. “As danças folclóricas remetem às atividades dos nossos antepassados, à rotina daquela época. Temos apresentações que vêm do norte da Alemanha, outra referente à Idade Média”, explica.
O grupo ensaia uma vez por semana durante todo o ano e hoje conta com mais de 50 integrantes divididos entre as categorias mirim, infantojuvenil, adulto e Schuhplattler (sapateado alemão). “O grupo começou com 15 pares e chegou a ter apenas quatro, o mínimo para se apresentar. Foram altos e baixos ao longo do tempo. Hoje estamos em um ótimo momento, com muitos voluntários que têm suas profissões e amam dançar”, conta André.
Entre as crianças de grupo, muitos são filhos de antigos integrantes. “Também realizamos um trabalho de divulgação nas escolas, nos apresentando e convidando as crianças a participarem”, conta.
André explica que as festas de outubro são momentos importantes para mostrar o trabalho do Grünes Tal. “Os grupos folclóricos ajudam a manter viva nossa cultura e nossa tradição e durante as festas mostramos um pouco disso para o público”, completa o coordenador.
Além de ver, durante a apresentação do grupo, o público foi convidado a dançar junto e viver um pouco da transformação e da alegria que a dança promove. “Qualquer pessoa pode dançar, e convidando o público para se juntar a nossos integrantes comprovamos isso”.
Até domingo, o palco da Fenarreco recebe 25 apresentações de grupos folclóricos. Neste sábado (18), sobem ao palco o Coral Amigos do Canto Alemão, às 12h, o Tutti Buona Gente, às 14h30, o grupo folclórico de Estrela (RS), às 17h, e o Alle Tanzen Zusammen, às 19h. No domingo (19), se apresentam o Deutscher Sängerverein, às 11h, e o Bogenbrücke, encerrando a programação folclórica da festa.
A 38ª Fenarreco é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, Patrocínio de Havan, Komprão, ZM S.A, Irmãos Hort, Atlântica, Aradefe, Porto Franco e New Invest, com realização da Fundação Cultural de Brusque, Fundação de Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.