A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, acompanhada do relações internacionais da instituição, Leonardo Rigon Kasmarek, participou nesta quarta-feira (8), em Curitiba, de uma reunião com o cônsul-geral da República da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczynski. Na ocasião, o consulado apresentou a NAWA – Polish National Agency for Academy Exchange, agência de fomento nacional e os programas que viabilizam a realização de intercâmbios acadêmicos.
Os representantes da UNIFEBE também conheceram sete universidades polonesas reconhecidas mundialmente por receber, anualmente, centenas de intercambistas. “Para nós é uma oportunidade ímpar de ampliarmos nossas parcerias e de ofertarmos aos nossos acadêmicos mais uma experiência internacional, carregada de muito significado histórico e cultural”, pontua Leonardo.
Para a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a parceria da UNIFEBE com instituições polonesas possibilitará a aproximação entre os países, fortalecendo o vínculo cultural. “Fomos convidados pelo consulado para esta reunião que, por meio dos intercâmbios acadêmicos, estreita ainda mais os laços com nossas raízes históricas e culturais, visto que Brusque é o berço da imigração polonesa no Brasil e muitos descendentes encontram-se em nossa região. Além disso, as universidades interessadas em receber estudantes brasileiros trabalham com foco em tecnologia, saúde e negócios, o que vai ao encontro das áreas de formação dos nossos acadêmicos”, enfatiza a reitora.
Agora, a UNIFEBE estudará a possibilidade de firmar termos de cooperação internacional e de, por meio da agência de fomento NAWA, viabilizar bolsas de estudos para acadêmicos brasileiros que queiram estudar na Polônia.
Na foto de capa, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, e o relações internacionais da instituição, Leonardo Rigon Kasmarek, com o cônsul-geral da República da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczynski.