Como trabalhar estratégias tecnológicas com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é o foco do material didático desenvolvido pelos acadêmicos de Tecnologia Educacional da UNIFEBE. O livro reúne planos de aula elaborados pelos estudantes e aplicados durante o Estágio Supervisionado, realizado no segundo semestre de 2024, em quatro escolas da rede municipal de educação de Brusque.
No material, os acadêmicos apresentam o uso das tecnologias alinhado às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que hoje norteia o trabalho dos professores no Brasil. “Foi extremamente gratificante organizar esses planos. Estou muito empolgada com a possibilidade de trazer tecnologias para a escola e ver como isso pode transformar a experiência de aprendizado das crianças, assim como foi no decorrer da aplicação do estágio”, revela a acadêmica Luciana Machado.
O livro é fruto da Curricularização da Extensão do curso e foi elaborado durante as atividades do Estágio Supervisionado I, e nas aulas de Projeto Acadêmico Interdisciplinar, que trabalhou com o desenvolvimento de materiais didáticos. Segundo os professores Fábio Briks e Giselly Mondardo, orientadores da atividade, o projeto representou uma oportunidade única de explorar as possibilidades pedagógicas das tecnologias educacionais, de experimentar metodologias inovadoras, e também, de compreender a importância e o compromisso da UNIFEBE com a formação docente e a melhoria da educação básica.
Para o coordenador do curso, professor Fernando Luís Merízio, essas atividades aproximam os acadêmicos da realidade das escolas públicas. “O desenvolvimento dos materiais apresentados, além de fortalecer o processo de aprendizagem e de ensino dos nossos estudantes, faz com que eles voltem seus olhares para as necessidades dos processos de ensino-aprendizagem das escolas, contribuindo, portanto, com novas dinâmicas didáticas”.
A entrega do material didático, realizada em dezembro de 2024 nas Escolas de Educação Fundamental Augusta Knorring, Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, Padre Theodoro Becker e Padre Luiz Gonzaga Steiner marcou o encerramento do projeto.