O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizou entre os dias 15 e 16 de julho, mais de cem horas de formação continuada direcionada aos professores e gestores da rede estadual de educação de Santa Catarina, vinculados à Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Brusque.
A iniciativa é fruto da parceria da UNIFEBE com a Secretaria de Educação do Estado, em contrapartida aos recursos destinados pelo governo do Estado de Santa Catarina para o Programa Universidade Gratuita.
“Com a expertise dos nossos docentes dos cursos de Graduação, buscamos aproximar o ensino superior da comunidade, por meio de apresentações e discussões de temas contemporâneos, que colocam a Educação e a formação dos professores num primeiro plano”, enfatiza o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
Ao longo dos dois de formação, os professores e gestores dos oito municípios que integram a CRE de Brusque, debateram sobre o Neurodesenvolvimento na Educação, com o professor Alicio Schiestel, Relações Humanas e Habilidades Socioemocionais, com os professores André Luiz Thieme e Bruna Maiara Giraldi e Ética e Cidadania no Exercício da Profissão, com o professor Fábio Schlickmann.
Os profissionais da rede estadual de educação também participaram das palestras Metodologias Ativas, com o professor Fernando Luís Merízio, sobre Direitos Humanos, com o professor Ricardo Vianna Hoffmann, sobre Direito e legislação na Educação, com Robson Zunino, Sustentabilidade e o Cuidado com o Planeta, com a Tamily Roedel e Educação Inclusiva, com a professora Ana Paula Siqueira.
“Acreditamos numa proposta de ensino superior próxima à comunidade, alinhada às principais demandas e, com certeza, a formação continuada de professores é um elemento-chave nesta aproximação. Isso porque estas práticas contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do conhecimento e aperfeiçoamento da prática profissional, promovendo reflexões individuais que podem colaborar para a consciência coletiva”, salienta a assessora pedagógica da UNIFEBE, professora Shirlei de Souza Corrêa.
Para a coordenadora da CRE de Brusque, Flavia D’Alonso, a formação continuada foi uma oportunidade estratégica para aprimorar as competências pedagógicas, promovendo um ambiente educacional mais eficaz e inovador. “Foram dois dias de conhecimentos compartilhados e experiências inspiradoras que enriqueceram ainda mais o trabalho de todos os docentes que fizeram parte desta formação”, avaliou Flávia.
A programação presencial e o debate de temas atuais foram destacados pela supervisora de ensino da rede, Patrícia Borati. “A formação pedagógica foi extremamente relevante, estabelecendo conexões com os novos desafios da educação”, reconheceu a profissional.
Universidade Gratuita
Em contrapartida aos recursos destinados pelo Programa Universidade Gratuita, a UNIFEBE assumiu o compromisso com o governo do estado de Santa Catarina de ofertar formação continuada aos profissionais de educação do estado. Essa troca, afirma a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, beneficiará todos os envolvidos na iniciativa.
“É uma forma de devolvermos à sociedade, por meio da educação, o incentivo encaminhado pelo poder público estadual. Nesse sentido que, a formação continuada realizada com os profissionais da rede impactará diretamente na qualidade do ensino das escolas públicas da nossa região. São os estudantes que ganham com professores mais bem preparados e atualizados às demandas dos novos desafios da educação em nosso país”, conclui a reitora.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Unifebe