Publicidade

URGENTE: Caça da Força Aérea Brasileira cai no Rio Grande do Norte

A informação foi divulgada pela assessoria da FAB no estado

Fonte: Divulgação

Publicidade

Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo F-5M, caiu na tarde desta terça-feira (22) em Parnamirim, região metropolitana de Natal, durante um voo de treinamento. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o piloto que estava no caça, conseguiu ser ejetado da aeronave após o avião ter problemas nos motores. Ou seja, o piloto acionou o dispositivo que o expulsa da cabine do caça para chegar ao solo de paraquedas.

“O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB”, diz a nota da FAB.

O acidente ocorreu em uma área de mata próxima a diversos condomínios residenciais. Moradores da região relataram terem ouvido um barulho intenso, seguido por uma grande nuvem de fumaça. “Foi um estrondo muito alto, fora do comum. Os aviões estão passando por aqui por conta da Cruzex, em treinamento. A base aérea é muito próxima dessa região”, contou o jornalista Jocaff Souza, morador de um bairro próximo ao local da queda.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes para conter as chamas na vegetação, a fim de evitar que o fogo se alastrasse para as áreas residenciais. A FAB já informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Exercício Cruzex previsto para novembro

O acidente aconteceu em meio aos preparativos para o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), um treinamento multinacional organizado pela FAB. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal e reunirá 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras.

O Cruzex é o maior treinamento militar multinacional da América Latina, com a participação das Forças Armadas do Brasil — Exército, Marinha e Aeronáutica. O exercício inclui missões como ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo. Estima-se que serão realizadas mais de 1.500 horas de voo ao longo do evento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.