Neste domingo, 6 de outubro, as eleições em Brusque, Guabiruba e Botuverá transcorrem de forma tranquila, conforme informado pelo tenente-coronel Pedro Machado Júnior, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar.
Para garantir a segurança e a ordem durante o processo eleitoral, o efetivo da PM foi reforçado, com o acréscimo de oito viaturas somente em Brusque, além de reforços também nas cidades vizinhas.
Durante a manhã, três ocorrências foram registradas, todas relacionadas à presença de veículos plotados com propaganda eleitoral em frente (ou muito próximos) a locais de votação, prática proibida pela legislação eleitoral.
Os incidentes aconteceram no centro de Brusque, no bairro São Luís e em Águas Claras. As viaturas da Polícia Militar foram acionadas e os veículos foram recolhidos ou retirados pelos proprietários, evitando maiores transtornos.
O tenente-coronel Pedro Machado Júnior destacou que, apesar das infrações, não houve grandes problemas e a operação policial segue garantindo que o direito ao voto seja exercido em um ambiente seguro e organizado.
Ele também reforçou que a prática conhecida como “Boca de Urna”, que envolve uma realização de propaganda eleitoral no dia da eleição, é ilegal.