Um grupo de venezuelanos moradores de Brusque se reuniu na tarde deste sábado, 3 de janeiro, para celebrar a captura de Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos. A concentração aconteceu no estacionamento em frente à Arena Brusque, às margens da avenida Beira Rio.
Bandeiras e acenos
Por volta das 18h, Um grupo de 40 pessoas participavam do ato, empunhando bandeiras da Venezuela e acenando para os veículos que passavam. O clima entre os manifestantes era de alívio e celebração após o anúncio internacional.
De acordo com o Censo 2022, cujos dados foram divulgados em 2025, cerca de 600 imigrantes venezuelanos vivem atualmente em Brusque.
Ofensiva militar e captura
A comemoração foi motivada por uma ofensiva militar dos Estados Unidos à Venezuela. O presidente Donald Trump anunciou, também neste sábado, um ataque em larga escala ao país sul-americano, com ações aéreas e terrestres concentradas na capital Caracas e em outras cidades.
Em publicação nas redes sociais, Trump confirmou a captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Mais tarde, em coletiva de imprensa, o governo norte-americano declarou que assumirá temporariamente a administração da Venezuela até que haja condições para uma transição de poder.
















