Publicidade

Vereador propõe recompensa para denúncias de descarte irregular em Brusque

Parlamentar quer adotar modelo de recompensa já usado contra pichação no município

Fonte: Talita Garcia/Câmara de Brusque

Publicidade

Durante a sessão da Câmara de Brusque nesta terça-feira (21), o vereador Leonardo Schmitz sugeriu a criação de uma política de recompensa em dinheiro para denúncias que levem à punição de pessoas que descartam lixo e entulho de forma irregular em espaços públicos do município. A ideia, segundo ele, é inspirada na recente lei da pichação, já em vigor, que adotou o mesmo modelo de incentivo à fiscalização popular.

Combate ao descarte ilegal em pontos críticos da cidade

De acordo com Schmitz, o descarte clandestino de resíduos em ruas, calçadas e terrenos baldios de Brusque vem causando prejuízos ambientais e transtornos à população, especialmente em épocas de chuva.

“A gente vê muitas pessoas jogando materiais, resíduos, material de construção, sofás, geladeira, televisão pelas ruas da nossa cidade, causando poluição visual e prejudicando muitos moradores”, afirmou o vereador na tribuna.

Um dos exemplos citados por ele foi a região entre o Morro dos Dez no bairro Santa Luzia, onde, segundo o parlamentar, o descarte irregular acaba obstruindo valas e tubulações, agravando o risco de alagamentos.

“Vai tudo pra vala na água, quando chove forte, tranca toda a tubulação, prejudicando assim moradores, colocando em risco suas residências e poluindo a nossa natureza”, alertou.

Modelo semelhante ao da lei da pichação

A proposta busca aproveitar o modelo da lei da pichação, que prevê incentivo financeiro a quem fornecer provas que levem à identificação dos autores de atos de vandalismo. Para Schmitz, o mesmo princípio pode ser aplicado ao combate ao lixo irregular, com apoio da comunidade e de empresários locais.

“Alguns moradores falaram, Léo, por que não criar também uma lei? As pessoas que vêem, que conseguem provas realmente dessas pessoas que estão poluindo, jogando, descartando material aí nas ruas, por que não também dar uma recompensa?”, relatou.

O vereador citou o empresário Luciano Hang e o prefeito André Vechi como exemplos de quem já apoiou a medida contra pichadores e que, segundo ele, também podem colaborar para frear esse novo tipo de infração.

“Vamos fiscalizar e denunciar”, diz vereador

Leonardo Schmitz fez um apelo direto à população, incentivando denúncias com provas e criticando duramente aqueles que, segundo ele, agem de forma irresponsável com o espaço urbano:

“Estamos aqui para fiscalizar. Fiscalizar, trabalhar pela nossa população, pela nossa cidade ser ordeira e linda como ela é. E não para deixar vândalos, safados, porcos, vagabundos jogar material descartado nas ruas, poluindo a nossa cidade. Isso não vai ficar assim. Nós vamos trabalhar para combater isso.”

A proposta ainda será formalizada na forma de projeto de lei.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.