O Calendário Oficial de Brusque agora conta com a Semana Municipal do Educador Especial. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Paulinho Sestrem (PL), no Projeto de Lei Ordinária nº 100/2025, aprovado em duas votações pela Câmara neste mês.
A semana será celebrada anualmente junto ao dia 22 de agosto, data que marca o Dia Nacional do Educador Especial. Neste período, o município deverá promover eventos educativos e culturais em escolas, instituições e centros de atendimento especializados; palestras, oficinas e formações para professores, gestores e comunidade escolar, abordando práticas pedagógicas inclusivas e direitos das pessoas com deficiência, bem como, prestar homenagens aos profissionais da rede pública e privada que se destacam em sua atuação, reconhecendo sua dedicação e o impacto social na vida destes estudantes.
“Dentro da educação a engrenagem tem que funcionar para que a gente consiga chegar na excelência, que eu sei que é muito difícil. Mas, enquanto não tivermos profissionais valorizados, cada vez fica mais difícil de isso acontecer”, defendeu Sestrem. “Essa proposta tem como objetivo reconhecer, valorizar e dar visibilidade ao trabalho essencial desempenhado pelos educadores especiais, que atuam com dedicação e compromisso na promoção do direito de aprendizagem de estudantes com deficiências, transtornos e desenvolvimento de altas habilidades ou até a superdotação”, adicionou o vereador.
Confira a discussão do projeto aqui: https://youtu.be/6lOl7HdlNQo
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque