No fim da tarde deste sábado (3), um grupo de adolescentes protagonizou um salvamento impressionante na Praia de Gravatá, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Com coragem e rapidez, eles conseguiram resgatar uma criança e um adolescente que se afogavam, antes mesmo da chegada dos guarda-vidas.
A história foi compartilhada nas redes sociais e rapidamente ganhou repercussão. Um vídeo feito pelo grupo passou a marca de 3,5 milhões de visualizações, emocionando milhares de pessoas com a atitude solidária dos jovens.
Salvamento rápido e trabalho em equipe
Henrique Covilha da Silva, de apenas 12 anos, contou que estava nadando com os amigos Kadu, Guilherme, Gabriel e Mateus, quando um deles percebeu o momento do afogamento. Sem hesitar, Henrique e outro colega nadaram até as vítimas. Ao mesmo tempo, outro amigo jogou uma prancha para auxiliar no resgate.
A primeira a ser salva foi uma menina pequena, colocada cuidadosamente sobre a prancha. O grupo a acalmou e, em seguida, voltou para ajudar o adolescente, que também estava em apuros. Ambos estavam bastante agitados por conta da força da corrente de retorno no local.
Pouco depois, os guarda-vidas chegaram à praia para prestar o apoio necessário. Apesar do susto, as vítimas foram socorridas a tempo, graças à ação dos jovens.
— A gente ficou muito feliz. Duas vidas salvas — contou Henrique, emocionado.
Reconhecimento nas redes e lição de responsabilidade
Além de viralizar, o vídeo rendeu comentários comovidos e mensagens de reconhecimento ao grupo. Tatiana Schluter Modrow, que estava na praia, escreveu: “Eu estava lá e vi vocês salvarem eles. Parabéns pela atitude, orgulho de pessoinhas assim como vocês”. Outra internauta, Dani Sardá, comentou: “Que galera massa. Mas cuidado, meninos, zelem pela vida de vocês também”.
Apesar da atitude heroica, os guarda-vidas reforçaram ao grupo a importância de acionar sempre os socorristas profissionais em situações de risco no mar. Henrique relatou que receberam os parabéns dos agentes, mas também o alerta de segurança.
Os amigos, todos moradores da região e acostumados com o mar, mostraram que, com união e coragem, é possível fazer a diferença — desde que com responsabilidade.
















