A Defesa Civil de Santa Catarina elevou o nível de alerta para diversas regiões do Estado neste sábado (15). O aviso passou de amarelo para laranja diante da formação de um ciclone sobre o oceano Atlântico, entre o Uruguai e a Argentina, que deve afetar o clima no Estado entre domingo (16) e segunda-feira (17).
Regiões do Oeste ao Planalto estão em alerta laranja
O alerta laranja – que representa risco moderado a alto – abrange áreas do Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e partes da Serra. Já o alerta amarelo, de risco baixo a moderado, permanece para a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e áreas litorâneas da Serra e do Vale.
A previsão indica a possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento, raios e até queda de granizo, além de risco para destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Ciclone será menos severo que o da semana passada
Apesar do alerta elevado, a Defesa Civil esclarece que este novo ciclone não deve causar impactos tão severos quanto o registrado na última sexta-feira (7), quando diversas cidades catarinenses sofreram estragos com a passagem de uma frente fria mais intensa.
Mesmo assim, a recomendação é de atenção redobrada em todas as regiões sob aviso.
Confira o avanço do ciclone em SC
- Domingo à tarde: temporais isolados começam no Oeste e Planalto, devido ao calor e umidade
- Final da tarde e noite: temporais se intensificam no Oeste e Sul, principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul
- Madrugada de segunda-feira: chuva e ventos se espalham pelas demais regiões do Estado
- Segunda-feira: o risco de tempo severo diminui, mas chuvas intensas ainda podem ocorrer, especialmente no nordeste catarinense
A população pode acompanhar os alertas atualizados pelo aplicativo da Defesa Civil ou canais oficiais do órgão.
















