Um gato, que era o animal de apoio emocional de uma criança autista, morreu após ser atropelado por um carro que trafegava na contramão na madrugada desta quarta-feira (28), no bairro Maluche, em Brusque. O atropelamento aconteceu por volta das 2h da manhã e foi registrado por câmeras de segurança da região.
Segundo a família, o animal — chamado Akami — já havia sido resgatado anteriormente após outro atropelamento. Desde então, passou a desempenhar um papel fundamental no controle emocional das crises da menina, que está dentro do transtorno do espectro autista (TEA).
Em contato com o departamento de Jornalismo da Rádio Araguaia, a tutora relatou o forte abalo emocional da filha após a perda repentina do animal.
“Akami era o animal de apoio da minha filha autista, que faz uso de medicação para controle. Hoje permaneceu em crise”, contou a mãe, emocionada.
Desde o ocorrido, a criança segue em crise e recebe cuidados redobrados da família, que tenta amenizar os efeitos da ausência do companheiro de rotina.
A família registrou um boletim de ocorrência ainda nesta quarta-feira (28) e recebe o apoio de uma ONG de proteção animal, que tem prestado assistência psicológica e jurídica.
A reportagem da Rádio Araguaia também entrou em contato com o delegado Fernando de Farias, que confirmou o recebimento do B.O e a determinação da instauração de inquérito para apurar os fatos.
Agora, os tutores pedem ajuda da comunidade do bairro Maluche e arredores para identificar o veículo envolvido. Imagens de câmeras de segurança que possam mostrar a placa ou qualquer outro detalhe relevante podem ser enviadas para o telefone: (47) 99923-5965
O apoio da comunidade pode ser essencial para responsabilizar o condutor e dar uma resposta à dor da família.
















