Na tarde desta quarta-feira (4), um vendaval de dois minutos causou sérios transtornos na cidade de São Miguel do Oeste, localizada no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O fenômeno climático provocou destelhamentos de várias casas e a queda de postes de alta tensão. A Defesa Civil Municipal está atuando para levantar os danos e normalizar a situação.
O coordenador da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, William Lanza, relatou que o vendaval atingiu a cidade por volta das 15 horas, com grande intensidade. De acordo com ele, não é possível confirmar se houve uma microexplosão, mas a derrubada de postes indica a força do vento. A cidade foi especialmente afetada na rua Valdemar Angrabe, onde várias casas tiveram seus telhados arrancados.
Apesar da intensidade do fenômeno, a Defesa Civil não registrou feridos até o momento. O impacto foi pontual, concentrado em um raio de cerca de 100 metros quadrados, envolvendo também as ruas Valdemar Angrabe e Amarcílio Dias. A população, embora assustada, foi orientada a manter a calma, já que o vendaval teve curta duração, de apenas dois minutos.
William Lanza informou que a Defesa Civil, em conjunto com os bombeiros, a Celesc (Companhia Energética de Santa Catarina) e as secretarias municipais, está trabalhando para recuperar os danos. Ele também destacou que, nos últimos dias, o município já enfrentou outros vendavais de grande intensidade e que a Defesa Civil permanece em alerta, pronta para atender à população caso o fenômeno se repita.

Foto: Rudinei Heinle/ Portal Peperi
Alerta para temporais em SC
O evento em São Miguel do Oeste ocorre em meio ao avanço de uma frente fria que trouxe um alerta vermelho para a região Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina. A Defesa Civil estadual emitiu um aviso de alto risco para temporais severos, com chuvas intensas, vendavais, granizo e risco de alagamentos. A previsão é de que as condições meteorológicas extremas sigam afetando a região nas próximas horas, com riscos de danos à infraestrutura local e à rede elétrica.
Além disso, o alerta de risco elevado para a ocorrência de vendavais, queda de árvores e enxurradas continua, sendo monitorado pelas autoridades estaduais. A população é orientada a se proteger e a seguir as instruções da Defesa Civil para evitar danos pessoais e materiais.
Vídeos dos estragos causados pelo vendaval
Monitoramento contínuo
As autoridades locais continuam monitorando a situação e solicitam que os moradores permaneçam atentos às condições climáticas. A Defesa Civil de São Miguel do Oeste permanece em alerta máximo, trabalhando para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos severos.

Foto: Rudinei Heinle/ Portal Peperi

