Depois de 17 anos, o Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo. Vinicius Junior foi eleito nesta terça-feira, em Doha, como o vencedor do prêmio Fifa The Best 2024 . O atacante do Real Madrid superou o espanhol Rodri, do Manchester City, que ficou com a segunda colocação.
O reconhecimento consagra a excelente temporada do brasileiro, que se destacou por suas atuações decisivas no clube espanhol. Em outubro, Vini Jr. também foi um dos principais nomes na cerimônia da Bola de Ouro, embora Rodri tenha sido o vencedor na ocasião.
A última vez que um jogador brasileiro conquistou a honraria foi em 2007, quando Kaká, também ex-Milan e Seleção Brasileira, ficou com o prêmio. Com a conquista, Vinicius Jr. se torna o sexto brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo. Antes dele, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Romário já haviam feito isso.
Em seu discurso emocionado, Vini Jr. relembrou suas origens humildes em São Gonçalo, no Rio de Janeiro , e agradeceu ao Flamengo, clube por onde iniciou sua trajetória no futebol profissional. “Agradeço ao Flamengo, que acreditou em mim desde o começo, e à minha família, que sempre esteve ao meu lado”, afirmou o jogador.
O prêmio Fifa The Best coroa o talento e a evolução de Vinicius Jr., que, com apenas 24 anos, já se consolida como um dos maiores nomes do futebol mundial. O Brasil, mais uma vez, volta ao topo, celebrando seu legado de craques que marcaram a história do esporte.
— Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo — disse Vinicius Junior.