Brusque, 30 de outubro de 2025 – A modalidade de xadrez abriu nesta quinta-feira (30) suas disputas na etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), com as primeiras partidas realizadas no salão paroquial da Igreja Católica do bairro Dom Joaquim, em Brusque. As competições seguem até o dia 4 de novembro, reunindo atletas dos naipes masculino e feminino em três ritmos de jogo: Blitz, Rápido e Standard (pensado por equipe).
O local das disputas, que anteriormente ficava no município de Gaspar, foi transferido para Brusque pela Fesporte, com o objetivo de facilitar o deslocamento das equipes e ampliar o conforto dos competidores e árbitros.
Ao todo, são 337 inscritos representando 66 municípios catarinenses. 200 no masculino (37 municípios) e 137 no feminino (29 municípios). Nesta quinta-feira (30), os atletas enfrentaram o ritmo Blitz, caracterizado por partidas rápidas e intensas, onde a agilidade e a tomada de decisão contam tanto quanto a estratégia. Já o Rápido e o Standard ocorrem nos próximos dias, completando o cronograma da modalidade.
O diretor de arbitragem da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Renato Vailon, destacou a qualidade técnica e a estrutura oferecida nesta edição. “Estamos trabalhando com três ritmos de jogos nesta edição da Olesc, e o nível técnico é bastante alto. Temos cinco árbitros internacionais atuando no evento, além de vários campeões nacionais, sul-americanos e pan-americanos, o que eleva ainda mais a qualidade das disputas. A estrutura cedida pelo município sede é excelente, uma das melhores que já vimos no estado. Esperamos que os jogos sigam no melhor clima possível e com grandes resultados”, completou.
O presidente da FCX, Marlon Rahn, reforçou o crescimento da modalidade e o acolhimento da cidade-sede. “Estamos numa estrutura muito boa, bem acomodados e com um excelente local de jogos. A modalidade de xadrez vem crescendo a cada ano em número de participantes e estamos felizes por isso. O clima dos jogos é muito bacana e a estrutura dos alojamentos também merece destaque, especialmente onde estou hospedado, próximo ao bairro Limeira. A estrutura é sensacional, e quando os jogos começam bem, tudo tende a terminar bem”, acrescentou Rahn.
Resultados do dia – Ritmo Blitz
Feminino – Campeãs por tabuleiro
Tabuleiro 1
1º Nicole Nunes (Jaraguá do Sul)
2º Reily Maia (Navegantes)
3º Marcele Soares de Freitas (Florianópolis)
Tabuleiro 2
1º Mariana Nara Santana da Costa (Navegantes)
2º Luiza Lessing Vieira (São Bento do Sul)
3º Djulia Eduarda Schulz (Timbó)
Tabuleiro 3
1º Nicolle Vortmann Stenzler (Timbó)
2º Eduarda Frassetto (Concórdia)
3º Alicia Ribeiro Pasetti (Joaçaba)
Tabuleiro 4
1º Juliana Figueira Theophilo Silva (Navegantes)
2º Sophia Parisotto Seara (Florianópolis)
3º Yasmin Leticia da Costa Martins (Blumenau)
Tabuleiro 5
1º Marina Priebe Pedde (Concórdia)
2º Fernanda Cabreira Ramos (Blumenau)
3º Jennifer Kneidl (Timbó)
Tabuleiro 6
1º Marina Priebe Pedde (Concórdia)
2º Fernanda Cabreira Ramos (Blumenau)
3º Jennifer Kneidl (Timbó)
Masculino – Campeões por tabuleiro
Tabuleiro 1
1º Lucas Henrique Ye Flesch (Florianópolis)
2º Artur Mattos de Bortolo (Chapecó)
3º Miguel Silveira Dimare (Navegantes)
Tabuleiro 2
1º Igor Schmidt de Azevedo (Concórdia)
2º Erick Matheus Rassweiler (Jaraguá do Sul)
3º Henrique Gomez da Fonseca (Criciúma)
Tabuleiro 3
1º Breno Ferreira da Costa (Rio do Sul)
2º Victor Premoler da Silveira (São José)
3º Marcos Augusto Brisola (Chapecó)
Tabuleiro 4
1º Bernardo Lalane Mascarenhas Moura (Florianópolis)
2º Leonardo Emerim Santos (Jaraguá do Sul)
3º Miguel Batalha Ferro (Lages)
Tabuleiro 5
1º Mateo Picetti (Florianópolis)
2º Bernardo Marques Oliveira da Silva (Blumenau)
3º João Gabriel Breitembach (Chapecó)
Tabuleiro 6
1º Ygor Gabriel da Costa de Assunção (Jaraguá do Sul)
2º Pietro Zottis (Lages)
3º Miguel Michels da Silva (Concórdia)
Desempenho de Brusque
A equipe de Brusque iniciou sua caminhada na Olesc com seis enxadristas na categoria masculina: Vitor Bueno, Pedro Henrique Pacheco, Nilton Hodecker Neto, Arthur Felipe Duarte, Mateus Zimmermann Orlandi e Fernando Dressel.
No ritmo Blitz, Vitor Bueno foi o destaque local, alcançando a 6ª colocação geral em meio a uma das chaves mais equilibradas da competição.
O técnico da equipe brusquense de xadrez, Andrey Carlos Junges, avaliou positivamente o início da equipe na competição e destacou o potencial do grupo para buscar pódios ao longo dos próximos dias. “Estamos muito felizes com a estreia da equipe. Começamos hoje pelo ritmo Blitz, que é de três minutos com dois segundos de acréscimo, e já conseguimos mostrar um bom desempenho”, comentou.
“A nossa equipe está muito forte, é uma das melhores desta edição, e temos grandes chances de conquistar medalhas. Os atletas Vitor Bueno e Matheus Zimmermann estão entre os que chegam com possibilidades reais de subir ao pódio. Ainda é o começo do campeonato, mas a preparação vem desde o início do ano. É o meu primeiro ano como técnico na Olesc e estou muito orgulhoso do grupo. A garra e a dedicação estão sendo essenciais, e vamos com tudo para buscar resultados tanto no Blitz quanto no Rápido e no Standard”, finaliza.
 
												 
												 
												 
												 
															







 
								 
								 
								 
								 
								





