Brusque, 24 de setembro de 2018   |   18:09

Chuva e sol

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Atualizado: 14/09/2018 03h47min

SEXTA-FEIRA 14/09/2018

TEMPO: Áreas de instabilidades disparadas pelo aprofundamento de um cavado (região alongada de baixa pressão) aliado a perturbações de ondas curtas nos níveis médios e altos da atmosfera (5 a 10 km de altitude), promovem uma grande quantidade de nuvens carregadas em todas as regiões com pancadas de chuvas e eventuais trovoadas (raios) em momentos do dia. Risco de temporais com granizo e ventania no Oeste e Meio Oeste. Alguns períodos de melhoria (grandes aberturas de sol) ocorrem ao longo do dia sobretudo no Oeste. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, pancadas de chuva moderadas a fortes em momentos do dia com eventuais trovoadas devido à convergência de umidade proveniente do mar (circulação marítima - lestada) e a permanência das áreas de baixas pressões. Volumes de chuva com uma maior representatividade no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte com precipitação média de 40 a 60 mm e pontuais que podem atingir valores acima dos 80 mm no Litoral Norte. Possíveis pontos de alagamentos nestas áreas. Na maioria das regiões do território catarinense as temperaturas máximas não passam dos 23ºC.

TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer entre 15 a 18ºC no Extremo Oeste, Oeste, 12 a 14ºC entre o Meio Oeste e Planalto Serrano. Entre o Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas entre 13 a 15ºC. No topo da Serra Catarinense (cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Painel, Rio Rufino e Urupema) as mínimas variam entre 7 a 9ºC no inicio do dia. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 14 a 17ºC. Ao longo do dia, as temperaturas permanecem estáveis e sem muita elevação com máximas oscilando entre 22 a 24ºC no Extremo Oeste, 19 a 23ºC no Oeste e algumas áreas do Meio Oeste e oscilando entre 16 a 18ºC no Planalto Serrano. Já no Litoral Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, máximas entre 19 a 22ºC.

VENTO: Soprando do quadrante noroeste a nordeste com velocidade de 15 a 20 km/h. Algumas rajadas ocasionais de 50 a 80 km/h se fazem presentes no Oeste, Meio Oeste e topo da Serra.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SÁBADO 15/09/2018

TEMPO: A presença da corrente de jato subtropical (ventos fortes em níveis altos da atmosfera) possibilitam uma maior quantidade de nuvens irregulares (céu nublado a parcialmente nublado) entre o Oeste ao Planalto Serrano, permitindo com que o sol apareça em momentos do dia, com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas de maneira mal distribuída. Uma área de alta pressão marítima (massa de ar frio e úmido) em combinação com uma baixa pressão relativa sobre alto mar, favorecem um corredor de umidade direcionado para a Faixa Leste do estado catarinense, possibilitando céu nublado com chuvas ocasionais na maior parte do dia nas regiões da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí intercalando com períodos de melhoria. Volumes de chuva mais expressivos na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com pontuais acima dos 40 mm, devido à convergência de massa nas primeiras camadas da atmosfera. Temperaturas estáveis no Litoral e mais altas do Extremo Oeste e Meio Oeste na marca dos 25ºC.

TEMPERATURA: Segue amena na maioria das regiões com destaque para os turnos da madrugada e amanhecer, com mínimas entre 13 a 16ºC no Extremo Oeste e Oeste, 11 a 14ºC no Meio Oeste e variando entre 8 a 10ºC no Planalto Serrano. Nas cidades do topo da Serra, mínimas durante as primeiras horas do amanhecer oscilando entre 2 a 4ºC com geada isolada nas áreas de baixadas. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 15 a 18ºC. As temperaturas máximas variam entre 23 a 25ºC no Extremo Oeste, 19 a 23ºC no Oeste, Meio Oeste e oscilando entre 16 a 20ºC na Serra Catarinense. Já no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte de SC, máximas entre 20 a 24ºC.

VENTO: Predominante do quadrante noroeste a nordeste do Oeste ao Meio Oeste, fraco a moderado com velocidade média entre 10 a 15 km/h. Algumas rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ocorrem em pontos do Meio Oeste, topo da Serra e Litoral Sul. Vento soprando de leste a sudeste no Litoral e Vale do Itajaí, com rajadas de 20 a 30 km/h.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (16/09): O escoamento de ar frio e úmido proveniente da região oceânica (circulação marítima) favorece céu nublado com chuva e garoa ocasional entre a Faixa Litorânea, Vale do Itajaí e algumas áreas do Planalto Norte e Serra Catarinense intercalando com grandes períodos de melhoria durante a tarde (sol entre muitas nuvens). Do Oeste ao Planalto Serrano, sol entre muitas nuvens pela manha intercalando com períodos em que o céu fica nublado com pancadas de chuva com eventuais trovoadas no decorrer da tarde e turno da noite. Temperaturas estáveis no Litoral e mais altas do Extremo Oeste e Meio Oeste na marca dos 26ºC.

Segunda-feira (17/09): Uma área de baixa pressão atmosférica, organiza muitas nuvens carregadas com pancadas de chuva com raios entre a madrugada e manha em todas as regiões. Risco de temporais localizados com granizo e ventania. O tempo volta a melhorar com aberturas de sol no decorrer da tarde e turno da noite nos setores do Oeste a Serra e Litoral Norte, devido o afastamento das instabilidades para alto mar.

Terça-feira (18/09): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em boa parte das regiões do estado catarinense devido o predomínio de um sistema de alta pressão. A umidade presente nas primeiras camadas da atmosfera, possibilita uma maior quantidade de nuvens entre do Oeste ao topo da Serra alternando com grandes aberturas de sol. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens intercalando com momentos de maior nebulosidade. Temperatura não sobe muito, com máximas entre 21 a 23ºC.

Piter Scheuer - Meteorologista CREA/SC 154169-9

Repórter: Depto. Jornalismo - Araguaia
Imagem: Ilustração/Araguaia


Veja também