O Departamento de base do Brusque FC se destacaram em 2024, após investimentos e conquistas no setor. As categorias de base receberam todo o suporte necessário do clube, resultado em uma temporada de grande destaque.
De acordo com o coordenador de base, Andreone Reis, os resultados ficaram dentro das expectativas. “Sabíamos que cada competição teria desafios distintos, mas nosso foco principal foi a formação e a evolução individual dos atletas”, afirmou.
O trabalho de desenvolvimento dos atletas envolveu a compreensão do jogo e a experiência em competições de alto nível, o que resultou em vitórias importantes contra grandes clubes, como Coritiba, Avaí e Chapecoense. O Brusque conquistou títulos, nas categorias sub-14, sub-15, sub-16 e sub-17 e o vice-campeonato sub-21.
Na profissionalização, o clube já conta com seis atletas que fizeram a transição para a equipe profissional projeta o crescimento desse número.
“Durante o ano, três atletas estão com contratos com o time profissional, João Vitor (Sub-20), Henrique Zen (Sub-20) e Luiz Gustavo (Sub-17), que com apenas 16 anos se tornou o primeiro da sua categoria a assinar um contrato profissional, marcando uma etapa nesse processo, destacou Reis.
O Brusque planeja dar continuidade a esse trabalho, com o objetivo na evolução para a próxima temporada. “A qualificação dos nossos profissionais e o fortalecimento dos patrocinadores e apoiadores são prioridades para nós”, salientou Andreone Reis.
O clube também tem como objetivo negociar atletas, visando o retorno financeiro e o fortalecimento da sua base.
Reis enfatizou que o planejamento foi executado conforme o esperado, com destaque para a formação dos atletas. “Dentro do que planejamos, que é o processo principal da formação de atletas, tivemos vários resultados expressivos.”