O fechamento das rotatórias nos cruzamentos da Avenida Hugo Schlösser com a Rua Augusto Bauer e a Avenida Beira Rio continua gerando repercussão em Brusque. Após reunião com a comunidade do Jardim Maluche, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Setram) apresentou o Parecer Técnico, documento que detalha os motivos, impactos e condicionantes da medida adotada.
O parecer foi solicitado pelo prefeito André Vechi e leva em conta critérios técnicos, como segurança, fluxo viário e estatísticas de acidentes, além de considerar sugestões e preocupações apresentadas por moradores durante encontro na AMASC no dia 26 de novembro.
Justificativas técnicas e preocupação com segurança
Segundo o relatório, as rotatórias apresentavam alto índice de conflitos viários, com até 12 movimentos simultâneos em cada ponto de interseção. Além disso, havia dificuldade na conversão de caminhões e carretas, que muitas vezes precisavam manobrar em marcha à ré, colocando em risco pedestres e motoristas.
A Setram também destacou que uma das rotatórias possuía geometria inadequada, o que comprometia a fluidez e a segurança no trânsito. A situação já era classificada como “estrangulamento viário”, exigindo uma intervenção emergencial.
Dados de acidentes reforçam necessidade de mudança
De acordo com os dados reunidos no parecer, entre 2023 e 2025 foram registradas 358 ocorrências no trecho, incluindo colisões, tombamentos, atropelamentos e um óbito em 2021. Do total, 7 resultaram em ferimentos graves e 20 em ferimentos leves.
As imagens anexadas ao parecer ilustram o cenário de risco constante, evidenciando a necessidade da reconfiguração das interseções.
Efeitos práticos e novos trajetos
A desativação das rotatórias exigiu mudanças no trajeto de muitos condutores. A Setram apontou melhorias na fluidez para veículos que circulam entre os bairros Centro, Dom Joaquim, Guarani e Souza Cruz, com redução de retenções em horários de pico.
Por outro lado, o aumento do tráfego em vias residenciais do Jardim Maluche foi reconhecido como ponto de atenção. Moradores relataram sobrecarga em ruas como Bartolomeu Pruner e 25 de Agosto, além do uso de vias estreitas por veículos pesados.
Avaliação de vantagens e desvantagens
O parecer técnico apresenta um quadro com os pontos positivos e negativos da intervenção. Entre os benefícios, estão:
- Redução dos conflitos nos cruzamentos
- Maior fluidez no tráfego
- Eliminação de manobras inseguras
- Criação de corredor viário eficiente entre bairros
Por outro lado, foram apontados como desafios:
- Aumento do fluxo em ruas internas do Maluche
- Falta de infraestrutura adequada para pedestres e ciclistas
- Percepção de aumento de velocidade na Avenida Hugo Schlösser
- Tráfego pesado em vias residenciais
Manutenção da mudança depende de melhorias
Apesar de o parecer considerar que os objetivos foram alcançados, a manutenção da alteração está condicionada à realização de obras de infraestrutura, como adequação de vias, segurança para pedestres, instalação de ciclovias e medidas de controle de velocidade.
Durante a reunião na AMASC, o secretário Emerson Luiz Andrade reafirmou que as manifestações da comunidade foram registradas e que a reabertura de algumas interseções não está descartada. O documento, assinado digitalmente pelo próprio secretário, está em fase de finalização e deve embasar as próximas decisões da Prefeitura.
















