Publicidade

Átrios: Encontro vocacional reúne jovens na Paróquia São Luís Gonzaga

Evento promovido pelo Serviço de Animação Vocacional visou despertar vocações

Fonte: Amabile Nazário/Ideia Comunicaçã

Publicidade

A tarde de sábado, 3 de agosto, foi dedicada ao despertar de vocações, com o 1º Encontro Vocacional Átrios. Promovido pelo Serviço de Animação Vocacional Selectplay, com o auxílio dos padres Rodrigo Tascheck, da Paróquia São Luís Gonzaga, e Rodrigo Laufer, do Santuário de Azambuja; o evento reuniu dezenas de jovens para conhecer as diversas realidades de congregações religiosas, novas comunidades e seminários.

Durante a tarde, que iniciou com um momento de animação no auditório da paróquia, os jovens puderam conhecer mais a fundo as Comunidades Católicas Shalom, Bethânia, Divino Oleiro, Maria Porta do Céu e Transfiguração; Seminário Diocesano; Convento Sagrado Coração de Jesus; Irmãs Franciscanas de São José (AIFSJ); Carmelo Divino Coração de Jesus, vocação leiga e matrimonial.
O coordenador do Selectplay, Robert Smith Resende Almeida, conta que esta é a primeira ação do grupo fora das redes sociais. Ele também destaca a importância de apresentar aos jovens as diversas realidades a se seguir, além de desmistificar a crença de que a vida vocacional é apenas a consagrada.

“Há cerca de um ano, orientados pelo padre Rodrigo Tascheck, iniciamos o Serviço de Animação Vocacional. Inicialmente nossa atuação era on-line, mas sentimos que Deus nos pedia mais e então veio a ideia de realizar um encontro vocacional. Falamos com o padre que nos incentivou e ajudou a realizar o evento. Nosso objetivo é mostrar a importância de todas as vocações para a Igreja e expandir a visão deles para novas realidades”, explicou.

O vigário da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Rodrigo Tascheck, explica que o encontro seria voltado para a paróquia, mas foi elevado para a Forania e contou com a presença de jovens de sete paróquias. Ele pontua que falar de vocações é sempre especial.
“Agosto é o mês voltado para vocações, e hoje contamos com a presença de muitos jovens que estão em busca de responder a esse chamado, seja ele para a vocação sacerdotal, religiosa, ordens consagradas a Deus ou na vida familiar. Então hoje é motivo de nos alegrarmos em iniciar esse mês com esse encontro especial”, afirmou padre Rodrigo.

Todos somos chamados a viver nossa vocação

O vigário ressalta que a Paróquia São Luís Gonzaga é um berço de vocações religiosas, pois diversas congregações vivem uma importante etapa de formação em Brusque. Mas ele lembra que a vida vocacional vai muito além e todas as pessoas são chamadas a viver seu propósito.

“Nossa região é um celeiro de vocações, muitas famílias possuem membros que são padres ou irmãs religiosas, e é algo muito incrível. Mas não só isso, temos muitas pessoas de fé e que a vivem de forma intensa. Percebemos isso em nossas igrejas que estão sempre cheias, então são cristãos que estão vivendo sua vocação, principalmente aquela que todos somos chamados pelo Batismo, que é a santidade”, pontuou.

Ele revela que o Átrios vem com esse intuito, auxiliando os participantes a descobrirem qual vocação Deus preparou e os chama para seguir.

“Falar de vocações é falar do chamado de Deus. Ele vem para nos acolher, Ele que nos provoca e nos impulsiona a seguir. Por isso o nome Átrios, que possui dois sentidos. O primeiro é a veia do nosso coração, que recebe o sangue para ser bombeado ao corpo, então é a porta de entrada. E o segundo é nas igrejas, que possuem um espaço chamado de átrio central, localizado perto da entrada, que acolhe as pessoas que chegam. Então, nomear o encontro de Átrios é um modo de falar que Coração de Jesus está acolhendo cada um na sua vocação específica”, contou padre Rodrigo.

O responsável pelo Serviço de Animação Vocacional da Forania de Brusque, padre Rodrigo Laufer, compartilha do mesmo sentimento de alegria. Ele ressalta a importância de auxiliar os jovens a descobrir seu propósito.

“Quando pensamos em vocação, junto vem o sentimento de felicidade, porque é um chamado de Deus. E muitas vezes precisamos de ajuda para discernir esse convite, porque muitas são as vozes que nos levam para outros caminhos. Realizar um encontro pensando no jovem e oportunizando a ele um momento para descobrir novos horizontes e ver a beleza da vida é maravilhoso. Então nos alegramos muito de ver tantos jovens participando e querendo atender ao chamado de Deus”, afirmou.

O pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, também destaca que eventos vocacionais mostram o quanto as vocações são especiais e importantes para a Igreja.

“A paróquia sempre trabalhou em conjunto com as vocações. E o Átrios mostra o quanto a nossa Igreja é viva, dinâmica e rica de carismas, ministérios e jeitos de viver. Louvamos e bendizemos a Deus por isso e, em especial, neste mês de agosto, rezemos pelas vocações”, finalizou padre Diomar.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.