A atriz Maggie Smith, conhecida por seus papéis em “Harry Potter” e “Downton Abbey”, faleceu aos 89 anos. A notícia foi confirmada por seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin. “É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Maggie Smith”, disse o comunicado emitido pela família. A causa da morte não foi divulgada.
Segundo o comunicado, “ela faleceu pacificamente em um hospital na manhã desta sexta-feira (27), cercada por familiares e amigos próximos. Deixa dois filhos e cinco netos, todos profundamente abalados pela perda de uma mãe e avó extraordinária”. A família também expressou sua gratidão à equipe médica que cuidou de Maggie e pediu privacidade neste momento difícil.
Trajetória
Nascida em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Essex, Margaret Smith iniciou sua carreira no teatro nos anos 1950, na Oxford Playhouse. Posteriormente, integrou a companhia teatral londrina Old Vic e, mais tarde, o Royal National Theatre, onde brilhou ao lado de seu marido, o ator Robert Stephens.
Sua carreira no cinema despontou na década de 1960. Em 1969, ela recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Atriz por “Primavera de uma Solteirona”. Em 1979, conquistou seu segundo Oscar por “Suíte Califórnia”. Além disso, a atriz venceu quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas.
Destaque internacional
Considerada um ícone do cinema e teatro britânico, Maggie Smith ganhou projeção internacional ao interpretar a condessa Lady Violet em “Downton Abbey”. Ao longo de sua carreira, ela interpretou uma ampla gama de personagens, como a madre superiora em “Mudança de Hábito” (1992), a professora de Transfiguração Minerva McGonagall em “Harry Potter”, uma acompanhante neurótica em “Uma Janela para o Amor” ( 1986), e um sem-teto em “A Senhora da Van” (2015).
Seu papel como Lady Violet, condessa de Grantham, com seus comentários sarcásticos e humor refinado, tornou-se um marco de sua carreira.
A atriz interpretou Lady Violet por seis temporadas da série (2010-2015) e, após inicialmente recusar o convite para o filme baseado na série, acabou concordando em reprisar seu papel icônico.