O Exército Brasileiro e os bombeiros do Pará continuam, neste domingo (1º), as buscas por sobreviventes do acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (29), no rio Tapajós, em Itaituba, no sudoeste do Pará. O avião monomotor EMB-710, que tinha capacidade para o piloto e três passageiros, caiu próximo ao 53º Batalhão de Infantaria de Selva, logo após decolar de Santarém.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o número exato de pessoas a bordo da aeronave ainda não foi confirmado. Em nota, a corporação afirmou que as buscas por possíveis “sobreviventes” continuam neste domingo, embora sem maiores detalhes sobre a situação. As operações de resgate são suspensas ao anoitecer e retomadas no amanhecer, devido às condições adversas da região.
A principal hipótese para o acidente é que o avião tenha colidido com fios de alta tensão antes de cair. A visibilidade no local está prejudicada por fumaças de queimadas, o que tem dificultado o trabalho das equipes de resgate. A Equatorial, empresa responsável pela rede elétrica na área, afirmou em entrevista ao UOL que, após vistoria no local, não encontrou qualquer irregularidade na rede elétrica que pudesse ter causado o contato com a aeronave. A companhia realizará uma nova inspeção na segunda-feira (2).
No segundo dia de buscas, foram encontrados destroços do monomotor e uma mochila com documentos do piloto, que foram retirados da água. As autoridades seguem empenhadas na localização de mais destroços e possíveis sobreviventes enquanto investigam as causas do acidente.