Publicidade

Biometria do INSS passa a ser obrigatória: veja quem pode ter o benefício suspenso

Atualização biométrica busca garantir mais segurança no pagamento de benefícios.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

A biometria passou a ser obrigatória para novos pedidos de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida faz parte das mudanças previstas no Decreto nº 12.561 e busca aumentar a segurança do sistema previdenciário e evitar fraudes.

Desde 21 de novembro de 2025, quem solicita um benefício precisa ter cadastro biométrico registrado em documentos oficiais, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o título de eleitor.

Segundo o governo federal, a iniciativa pretende modernizar o sistema e garantir que os pagamentos sejam feitos apenas aos segurados que realmente têm direito.

Quem pode ter o benefício travado

A exigência da biometria não afeta quem já recebe aposentadoria ou pensão regularmente. Esses segurados não terão bloqueio automático por causa da nova regra.

O risco de suspensão ou travamento do pedido ocorre principalmente em dois casos:

  • Novos requerentes que solicitarem benefício sem possuir cadastro biométrico em documentos oficiais.
  • Segurados convocados pelo INSS que forem chamados para atualizar dados e não cumprirem o prazo estabelecido.

Nessas situações, o processo pode ser interrompido até que a identificação biométrica seja regularizada.

Cronograma das mudanças

O governo definiu um calendário para a implantação completa da nova regra de identificação.

21 de novembro de 2025
A biometria passou a ser obrigatória para novos pedidos de benefícios.

1º de maio de 2026
Quem solicitar benefício e não possuir biometria cadastrada deverá emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

1º de janeiro de 2028
A CIN será o único documento aceito para identificação e manutenção de benefícios.

Quem está dispensado da biometria

A legislação prevê exceções para evitar prejuízo a pessoas com dificuldade de acesso ao sistema.

Estão dispensados da exigência, enquanto não houver alternativas de coleta biométrica:

  • Idosos com mais de 80 anos
  • Pessoas com dificuldade de locomoção comprovada por laudo médico
  • Moradores de áreas remotas ou de difícil acesso
  • Migrantes, refugiados ou brasileiros residentes no exterior

Também existe dispensa temporária para quem solicitar salário-maternidade, auxílio-doença ou pensão por morte até 30 de abril de 2026.

Atenção a golpes

O INSS alerta que não solicita dados bancários, senhas ou códigos por telefone ou mensagens.

Em caso de dúvida ou mensagens suspeitas, o segurado deve buscar informações apenas pelos canais oficiais:

  • aplicativo ou portal Meu INSS
  • Central telefônica 135

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.