Na noite deste domingo (24/11), uma complexa operação de resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu em Itapema (SC). Por volta das 19h11, as viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência de parada cardiorrespiratória em um bebê de 9 meses.
Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram a menina na calçada de uma igreja, sendo amparada pelos populares. Uma enfermeira já realizava manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Por sua vez, os socorristas deram sequência ao atendimento.
Durante a assistência, a vitura do Samu chegou para reforçar o atendimento. Embora o apoio de uma unidade avançada, Arcanjo tenha sido solicitado, não foi possível o envio. No local, foram realizados cinco ciclos de RCP, com aplicação de três choques pelo desfibrilador (DEA).
A vítima foi transportada pela ambulância do Samu, com um bombeiro. A viatura dos bombeiros atuou como batedora durante o deslocamento até o hospital. No trajeto, as manobras de ressuscitação foram conduzidas e, na chegada à unidade hospitalar, um novo choque foi aplicado.
Dentro da sala de emergência, as equipes realizaram o procecimento por cerca de 50 minutos enquanto a equipe médica administrava os medicamentos. Ao todo, foram aplicados sete choques.
Após, aproximadamente 55 minutos de massagens cardíacas, a criança recuperou o pulso, e os procedimentos de atualizações foram encerrados. A continuidade do atendimento ficou sob responsabilidade dos profissionais do Hospital de Itapema.
Fonte: Corpo de Bombeiros