A Secretaria de Saúde de Botuverá está realizando uma nova etapa de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), voltada para jovens de 15 a 19 anos. A campanha segue até o dia 19 de dezembro, em todas as unidades de saúde do município.
A vacina é uma das principais formas de prevenir o câncer de colo do útero, além de outros tipos de câncer relacionados ao vírus, como os de garganta, ânus e pênis. Até então, o imunizante era disponibilizado prioritariamente para adolescentes de nove a 14 anos, mas a ampliação da faixa etária tem como objetivo proteger ainda mais jovens e aumentar a cobertura vacinal no município.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e a carteirinha de vacinação.
“O HPV é um vírus silencioso, mas que pode trazer sérias complicações de saúde no futuro. A ampliação da vacinação é uma oportunidade para garantir proteção e prevenir doenças que são totalmente evitáveis. É um gesto simples, mas de grande impacto na saúde pública”, destacou o secretário de Saúde, Luís Fernando Sanni.
A Secretaria lembra que a vacinação é gratuita e essencial para o bem-estar da população jovem, contribuindo para a redução de casos de câncer e infecções causadas pelo HPV.