Publicidade

Brasil tem a mulher e o homem mais velhos do mundo, segundo a LongeviQuest

A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas , de 116 anos, é atualmente a pessoa mais velha do mundo

Fonte: Divulgação

Publicidade

O Brasil tornou-se o país com as pessoas mais longevas do planeta. A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas , de 116 anos, é atualmente uma pessoa mais velha do mundo, enquanto o cearense João Marinho Neto , de 112 anos, lidera o ranking masculino, conforme dados da entidade LongeviQuest.

O ranking da LongeviQuest aponta que, dentre os cinco homens mais velhos do mundo, três são brasileiros:

João Marinho Neto – 112 anos – brasileiro

Josino Levino Ferreira – 111 anos – brasileiro

Ken Weeks – 111 anos – australiano

Hilario Orozco Lemus – 111 anos – mexicano

Primo Olivieri – 110 anos – brasileiro

Quem é a mulher mais velha do mundo, Inah Canabarro Lucas?

Inah Canabarro Lucas nasceu em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, e dedicou sua vida à educação e à fé. Embora ela alegasse ter nascido em 27 de maio, pesquisas indicam que a data oficial é 11 dias depois. Na infância, sua saúde era tão frágil que muitos acreditavam que ela não sobreviveria.

Após estudar no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento, tornou-se freira em Montevidéu, Uruguai, no final da década de 1920. Voltando ao Brasil, ensinou português e matemática no Rio de Janeiro antes de voltar a Santana do Livramento na década de 1940 para continuar sua carreira docente.

Aos 112 anos, foi uma das pessoas mais idosas a receber a vacina contra a Covid-19 e, no ano seguinte, superou a doença, tornando-se um sobrevivente mais velho registrado. Inah credita sua longevidade a Deus, seu maior segredo de vida. Fã de futebol, é torcedora fervorosa do Internacional, vez que considera símbolo do povo.

Hoje, vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, onde mantém uma rotina tranquila, rodeada de fé e admiração.

Quem é o homem mais velho do mundo, João Marinho Neto?

João Marinho Neto, nascido em 5 de outubro de 1912 em Maranguape, Ceará, é o último homem vivo nascido nesse ano. Criado em uma família de fazendeiros, desde pequeno ajudava o pai na lavoura, colhendo frutas e cuidando do gado.

João se casou duas vezes. Com sua primeira esposa, Josefa Albano dos Santos, teve quatro filhos e viveu na Fazenda Massapê, onde cultivava milho, feijão e criava animais. Após a morte de Josefa, formou uma nova família com Antonia Rodrigues Moura, com quem teve mais três filhos.

Os filhos destacam a trajetória de trabalho árduo de João, que construiu uma vida estável e bens acumulados ao longo dos anos. Ele é descrito como um homem forte e resiliente, atributos que, junto com sua vida regrada, podem ter contribuído para sua longevidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.