Motivado pela vitória sobre o Chile, o Brasil volta a campo nesta terça-feira (15), às 21h45, para enfrentar o Peru no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O confronto, válido pela 10ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, marca o início do segundo turno da competição.
Momento de recuperação
Após bater o Chile por 2 a 0 na última rodada, a seleção comandada por Dorival Júnior tenta manter o embalo e buscar uma atuação ainda mais consistente contra os peruanos. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação na tabela, com 13 pontos, seis a menos que a Argentina, líder das Eliminatórias.
O técnico Dorival Júnior promoverá três mudanças na equipe em relação ao jogo anterior: Vanderson entra na lateral direita no lugar de Danilo; Bruno Guimarães assume vaga de André; e Gerson substitui Lucas Paquetá, que está suspenso. A expectativa é de que o tempo adote uma postura avançada, já que o Peru deverá adotar uma estratégia defensiva.
Oposição peruana
O Peru, comandado pelo uruguaio Jorge Fossati, também tenta se reerguer na disputa após vencer o Uruguai por 1 a 0 na última rodada. Penúltima colocada, a equipe peruana tem apenas seis pontos e busca melhorar seu desempenho, com apenas três gols marcados até o momento. O Peru contará com os retornos de Marco López e Wilder Cartagena, que estavam suspensos, além de Advíncula, que se recuperaram de lesão.
Retrospecto favorável ao Brasil
No primeiro turno das Eliminatórias, ainda sob o comando de Fernando Diniz, o Brasil venceu o Peru por 1 a 0 fora de casa, com um gol marcado pelo zagueiro Marquinhos. O histórico de confrontos entre as duas eleições é amplamente favorável ao Brasil, que soma 37 vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas.
Prováveis Escalações
Brasil (Técnico: Dorival Júnior):
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner; Bruno Guimarães, Gerson; Savinho, Raphinha, Rodrygo, Igor Jesus.
Desfalques: Alisson, Éder Militão, Bremer, Arana, Vini Jr. (machucados) e Lucas Paquetá (suspenso).
Pendurados: André, Bruno Guimarães, Danilo, Ederson e Rodrygo.
Peru (Técnico: Jorge Fossati):
Gallese; Advíncula, Zambrano, Callens, Marco López; Wilder Cartagena, Castillo, Peña; Varela, Edison Flores.
Desfalques: Gianluca Lapadula, Renato Tapia (machucados).
Arbitragem
- Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
- Assistentes: Carlos Barreiro e Andres Nevas (Uruguai)
- Quarto julgado: José Burgos (Uruguai)
- VAR: Leodan Gonzales (Uruguai)