Um espetáculo de arte, história e pertencimento. O concerto do coro Ars Cantus, da cidade de Varese, na Itália, emocionou as centenas de pessoas que lotaram a Igreja Luterana de Brusque, na noite desta quinta-feira (31).
A apresentação, que integrou a programação dos 165 anos de aniversário do município, foi marcada pela interpretação de clássicos da música sacra e popular italiana — muitos deles pouco ou nunca antes executados ao vivo na cidade.
O evento foi a primeira apresentação pública da turnê do coro no Brasil, que passa também por cidades como Gaspar, Nova Trento, Jaraguá do Sul, Curitiba e Florianópolis.
Na abertura do concerto, o Coro da UNIFEBE também encantou o público com músicas tradicionais, incluindo a canção “Bella Ciao”, eternizada recentemente pela série La Casa de Papel.
Entre os espectadores, o sentimento parecia ser de gratidão e reconhecimento. “Com certeza é muito importante”, opinou Marconi Ristow, um dos espectadores. “Resgata a nossa cultura, a história de Brusque. Todos estão de parabéns por trazer esse pessoal da Itália para se apresentar aqui. É uma valorização que emociona”, afirmou.
A iniciativa contou com o apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, do IFSC de Florianópolis e do cavaleiro da República Italiana, Márcio Fumagalli, que também participou da organização do evento. De acordo com Norma Maria Da Rui, agente consular honorária da Itália, o concerto é fruto de uma parceria que começou há cerca de dois anos, quando o maestro da Ars Cantus, Giovanni Tenti, visitou o IFSC pela primeira vez para cursos e palestras.
“Eles voltaram agora, com apoio de vários patrocinadores, e trouxeram uma apresentação emocionante, de arrepiar. Foi um sucesso total. Trouxeram religiosidade, espiritualidade e um profissionalismo impressionante. Lotou a igreja, como todos puderam ver,” relatou.
Além do simbolismo musical, o concerto também serviu para estreitar o elo entre as comemorações dos 165 anos de Brusque e os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. Para Márcio Fumagalli, que é conselheiro do Consulado Italiano e profundo conhecedor da história imigratória do estado, a união entre as duas datas é mais do que simbólica.
“Brusque é pioneira no fluxo de imigração italiana no estado. Este evento casa perfeitamente com o lema da prefeitura neste ano, ‘Brusque e seus sotaques’. Valorizar os imigrantes alemães, italianos e poloneses é essencial para que não percamos o senso de pertencimento,” afirmou.
Fumagalli também elogiou a recente iniciativa do governo municipal de oferecer cursos gratuitos de italiano, alemão e polonês, que terão início neste semestre. “É um começo promissor. A língua italiana, por exemplo, já conta com metodologias próprias desenvolvidas pelo consulado. Espero que o projeto siga nesse caminho, com seriedade e continuidade”, completou.
A programação de aniversário de Brusque segue até o dia 13 de agosto com diversas atrações. É possível conferir o cronograma completo em aniversario165anos.brusque.sc.gov.br.
















