Na sessão da Câmara Municipal de Brusque, realizada nesta terça-feira (20/5), o vereador Rogério dos Santos chamou a atenção para a condição dos ônibus utilizados para o transporte escolar em Brusque.
Segundo o legislador, a preocupação vem de alguns anos e motivou, inclusive, manifestação anterior na tribuna da casa legislativa. Porém, segundo Rogério dos Santos, os problemas continuam:
“Com certeza, eu já levantei esse assunto em 2022, na outra administração, e nós percebemos que de lá para cá nada foi feito. Inclusive, nós também fizemos uma reunião com o prefeito atual, pedindo para que realmente desse manutenção nesses ônibus, e nós vimos que realmente nada foi feito. Eu não estou fazendo uma crítica por crítica. Estou fazendo uma crítica construtiva, com preocupação das nossas crianças que estão ali dentro desses ônibus, pelos motoristas e pelas pessoas que estão transitando na via”, disse.

UBS Loteamento Schaefer
Com a decisão da justiça em suspender a construção da Unidade Básica de Saúde no Loteamento Schafer, o poder público municipal mobiliza-se para atender às exigências apresentadas no despacho judiciário.
Neste momento, as atenções voltam-se a definição legal do espaço destinado à construção da UBS que, no entendimento dos moradores, é de uso comum da população conforme determinado no momento da compra dos terrenos. Na visão da prefeitura, o local pode receber a unidade por se tratar de área pública.
Em sua decisão, a juíza da Comarca de Brusque destacou a necessidade de um projeto de lei para alterar a finalidade do terreno. Desta forma, a população mobiliza-se junto aos vereadores para mostrarem suas preocupações em relação ao impacto da construção e da retirada da Área Verde existente.
Presente à sessão, um grupo de moradores chamou a atenção para os pontos a serem debatidos, como explicou o ex-secretário de saúde e representante da comunidade, Dagomar Carneiro:
O engenheiro Antônio Zendron afirmou que a prefeitura pode construir a nova Unidade de Saúde do Centro nos fundos da Policlínica. Inclusive, algo que já foi sugerido pela comunidade e negado pelo executivo que alega inviabilidade:
A Câmara de Brusque marcou para quinta-feira, 22, às 13h, a sessão extraordinária para deliberar sobre a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
Relembre:
Construção da UBS no Loteamento Schaefer é suspensa por ordem judicial

Estudo
Dagomar Carneiro encaminhou ao departamento de jornalismo da Rádio Araguaia imagens e dados do levantamento feito por engenheiros que apresentariam as vantagens em se construir a nova UBS no terreno localizado nos fundos da Policlínica.
Em tópicos, nove pontos foram elencados:
1 – Terreno já é da Prefeitura
2 – não tem Judicialização
3 – Não perde o recurso com mudança de local
4 – A Planta da UBS cabe no terreno conforme planta em anexo + ou – 2.250 m2 podendo chegar a 4.000 ou 5.000,
5 – A obra pode ser iniciada logo
6 – Proximidade do Terminal Urbano
7 – Proximidade da Policlinica
8 – Proximidade do Centro de Especialidades, facilitando o acesso a outros serviços de saúde para usuários do SUS
8 -Possibilidade de construir na frente da Policlínica para agrupar em um mesmo local outros setores da saúde que hoje pagam aluguel.
9 – A judicialização do Bosque pode levar dias, meses ou até anos e aí sim pode ser perdido o Recurso Federal.
Ao jornalismo da Araguaia, o ex-secretário de saúde também apresentou a portaria do Governo Federal que garantiria a manutenção dos recursos mesmo que o local escolhido fosse alterado pela gestão municipal.
Confira os detalhes abaixo: