A artista brusquense Tuany Fagundes estreia em Brusque, neste mês de outubro, a contação de história “Causos do Galo”, criação em teatro de bonecos, com audiodescrição integrada ao texto e à dramaturgia, para pessoas com e sem deficiência visual. A primeira sessão será no dia 22, quarta-feira, às 19h30, na Fundação Cultural de Brusque, seguida de roda de conversa com os audiodescritores. No dia 23, quinta-feira, às 20h, a obra volta à cena no Teatro Casa Amarela. Com 40 minutos de duração, o trabalho é aberto a públicos de todas as idades e garante ao espectador um certificado de participação. Nas duas datas, a entrada será gratuita. As vagas são limitadas e devem ser reservadas por meio dos formulários disponíveis no perfil do Instagram @tuany.pareidolia e neste link.
A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
“Queremos mostrar, de forma lúdica e acessível, como questões do dia a dia refletem violências estruturais que ainda precisam ser combatidas em nossa sociedade. O Galo, junto de outros animais do sítio, traz metáforas divertidas e instigantes para falar de temas como combate ao racismo, à xenofobia e ao capacitismo, além de estimular o cuidado com notícias falsas e pânicos morais. É um trabalho que dialoga com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a Base Nacional Comum Curricular, pois trata de direitos humanos e cidadania de forma artística, lúdica e inclusiva”, destaca Tuany.
Audiodescrição integrada amplia acesso cultural
Um dos diferenciais do projeto é a audiodescrição integrada ao texto e à dramaturgia, recurso artístico em expansão, mas ainda raro no teatro brasileiro. Esse processo resulta de uma parceria com a AD Em Todos os Cantos (Uberlândia/MG), cuja equipe virá especialmente a Brusque para acompanhar as primeiras apresentações.
No dia 22, após a sessão, a equipe de acessibilidade criativa de “Causos do Galo” fará uma roda de conversa com o público sobre o processo de criação da obra, que contou com o envolvimento dos audiodescritores Felipe Mianes e Milena Rodrigues. Eles também estarão no bate-papo. “Ter audiodescrição integrada, que é o texto original da peça contemplando as descrições do que é contado e encenado, é muito interessante para a experimentação da acessibilidade, sobretudo para a linguagem teatral como um todo. E sobre isso, poderemos conversar mais na roda de conversa que a equipe toda fará com o público após a contação”, afirma Mianes.
Sinopse
Bom dia, boa tarde, boa noite! Tá sabendo da fofoca?! Opa, desculpa! Tá sabendo da novidade?! Galo e Tutu estão chegando para contar todos os causos e babados na Fazenda Marimbondo! Tem ovelha atravessando sonho, papagaio espalhando boato duvidoso, pavão andando todo prosa e uma galinha que arrasa no skate! Não vai ficar de fora dessa né?!
Causos do Galo é uma contação de histórias com audiodescrição integrada, também voltada para público de pessoas cegas e/ou de baixa visão, livre para todas as idades! E pode espalhar pro povo todo que a entrada é gratuita, heim! Bora coisa linda?! Esperamos você!
Quem é Tuany Fagundes
Tuany Fagundes tem Doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc, 2020-2024), é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2018 a 2020) e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Teatro na Udesc (2011 a 2015). De 2014 a 2020, foi integrante e cofundadora da entreAberta Cia Teatral, com foco na investigação e criação de obras teatrais em teatro de formas animadas, mais especificamente em teatro de sombras, além de promover oficinas e intercâmbios com artistas e comunidade em geral. É multiartista teatral – atriz, bonequeira, drag king -, além de ser pesquisadora e professora universitária. Com sua própria marca artística, a Pareidolia Arte Artesanias (@tuany.pareidolia), viaja por diferentes cantos do Brasil.
Serviço
Contação de história “Causos do Galo”.
22 de outubro, 19h30 – Fundação Cultural de Brusque (Praça da Cidadania – R. Pref. Germano Schaeffer, 110 – Centro).
23 de outubro, 20h – Teatro Casa Amarela (Rua José Jacinto Cardeal, 1190, Cedrinho).
Entrada: gratuita (reserve sua vaga neste link)
Classificação: livre para todas as idades.
Duração: 40 minutos.
Atividade extra: roda de conversa com a equipe criativa e os audiodescritores Felipe Mianes e Milena Rodrigues após a sessão do dia 22.
Certificação: haverá entrega de certificado de participação.
Ficha Técnica
Criação, Produção Geral e Bonequeira: Tuany Fagundes
Dramaturgia e Direção: Kerem Apuk
Audiodescrição Integrada: AD Em Todos os Cantos (Felipe Leão Mianes e Milena Rodrigues)
Figurino: K’roll Oliveira
Assistência de Produção: Rúbia Fagundes
Gestão de Projeto: Luana Rodrigues
Registro Fotográfico: Léo Eslabão
Fonte: Talita Garcia/Jornalista