Publicidade

Chuva de meteoros ilumina o céu de Monte Castelo com 800 registros

Fenômeno foi registrado entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira

Fonte: Jocimar Justino

Publicidade

O município de Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, foi palco de um verdadeiro espetáculo celeste. Cerca de 800 meteoros foram registrados entre a noite de terça-feira (29) e a madrugada de quarta (30), por cinco câmeras astronômicas instaladas na cidade.

Com pouco mais de 7,7 mil habitantes, Monte Castelo teve seu céu iluminado pela chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, considerada uma das mais bonitas e visíveis no Brasil. Os registros foram feitos pelo astrônomo amador Jocimar Justino, responsável pelo monitoramento na região.

Delta Aquáridas segue ativa até o fim de agosto

Segundo Justino, a maioria dos meteoros captados pertence à Delta Aquáridas do Sul, fenômeno que está ativo desde o dia 12 de julho e deve continuar até 23 de agosto. O melhor período para observação ocorre após a meia-noite e segue até o amanhecer.

As imagens mostram os meteoros “rasgando” o céu de Monte Castelo em diversas direções, formando uma composição visual impressionante. A baixa poluição luminosa do município favorece a nitidez das capturas e a experiência dos observadores.

Fenômeno impressiona e atrai curiosos

A chuva de meteoros Delta Aquáridas ocorre todos os anos e é mais visível no Hemisfério Sul. Ela acontece quando a Terra passa por uma área repleta de fragmentos deixados por cometas, que ao entrarem na atmosfera, se incendeiam e criam o efeito luminoso.

As imagens captadas por Jocimar Justino contribuem para a divulgação científica e aproximam a população de fenômenos astronômicos que, muitas vezes, passam despercebidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.