As chuvas intensas que atingiram a região Oeste de Santa Catarina entre a noite de quarta-feira (6) e a madrugada desta quinta-feira (7) resultaram em inundações em áreas vulneráveis do município de São Domingos. O nível do rio subiu de forma repentinamente devido a uma enxurrada, elevando o risco de desastres naturais. As ruas Santa Maria e Rui Barbosa foram as mais afetadas.
Segundo o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, até a manhã desta quinta-feira (7), foram contabilizadas 20 casas diretamente impactadas pela enchente, além de quatro ruas que precisaram ser interditadas. A Defesa Civil está em constante monitoramento da situação, oferecendo suporte ao município para minimizar os impactos e garantir a segurança.
Os bairros São José, Ari Bortoli, Centro e Linha Santo Antônio estão entre os mais atingidos. “As equipes da Defesa Civil local continuam atuando nesses pontos críticos para garantir a segurança dos moradores e reduzir os danos causados pelas inundações”, acrescentou o coordenador.
Desde o início dos alagamentos, por volta das 22h50, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina prestou seis atendimentos de emergência, incluindo o resgate de 16 pessoas e animais em áreas alagadas.
Em Itapiranga, município no Extremo-Oeste do estado, também houve registro de alagamentos.
As autoridades locais continuam monitorando as condições adversas para agir rapidamente.