Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Colégio São Luiz celebra Festa Junina

Dezenas de famílias prestigiaram as apresentações das turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Terceirão

Fonte: Ideia Comunicação

Publicidade

A tarde de sábado, 22 de junho, foi marcada pelas apresentações de danças típicas, brincadeiras e comidas tradicionais na Festa Junina do Colégio São Luiz. Após um período apenas com apresentações internas, o evento voltou a ser aberto ao público. A festa aconteceu em parceria com a Paróquia São Luís Gonzaga.
As festividades iniciaram no ginásio do colégio com a quadrilha do terceirão, seguida pelas apresentações das turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Logo após, todos foram convidados a se dirigirem até o salão da igreja Matriz, para prestigiar brincadeiras como pescaria, boca do palhaço e chute ao gol, assim como as comidas típicas à venda: pinhão, quentão, pipoca e cachorro-quente. “O São João já é uma festa da fraternidade. E este ano, depois de um bom tempo estamos novamente realizando as festividades abertas a toda a comunidade. A parceria com a Paróquia vem nesse sentido de comunhão e unidade, todos pertencemos à Congregação Dehoniana e queremos unir forças para celebrar esse momento tão especial, que é o arraiá do colégio e também a festa de São Luís Gonzaga. Festejemos São João, Santo Antônio, São Pedro e São Luís Gonzaga, com muita alegria e diversão”, falou o diretor do colégio, padre Silvano João da Costa.

Última dança
Um dos momentos mais especiais foi a apresentação dos alunos do terceirão, que realizaram sua despedida da instituição. “É um ano muito marcante para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, um ano de despedida, então hoje eles realizam a última dança na Festa Junina. E nós como colégio queremos expressar nossa gratidão às famílias que confiaram no nosso trabalho e em tudo que a escola pode oferecer”, afirmou padre Silvano.
A coordenadora do Ensino Médio, Cíntia Cardoso, ressalta que além de marcante, a quadrilha dos alunos do terceirão é um momento de confraternização. “A abertura da festa se dá com a última apresentação dessa turma. Para eles é um ano significativo, onde durante todo esse período eles realizam eventos de despedida deste processo escolar. E com o arraiá não é diferente, além de celebrar esse folclore junino, para eles é um momento de socialização e também criação de uma memória para a vida”, pontua.

Fortalecendo a tradição
Ensaiando desde o fim de abril, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I trouxeram para o palco músicas tradicionais como “Festa do Interior”, “Dança do Balancê” e “Eu Só Quero Um Xodó”.
“Trazer a família para a escola é sempre importante e em um momento de festa é ainda mais especial. Há um bom tempo não tínhamos essa celebração com a presença deles, então hoje foi um momento de alegria e de partilha entre os alunos, os pais e familiares. Além disso, é uma festa que com todas as cores, músicas, comida, brincadeiras e danças típicas traduz o folclore brasileiro”, ressaltou a coordenadora do Ensino Fundamental I, Katia Fantini Coelho.
Ela ainda lembra que os momentos de preparação também trabalham valores importantes para as crianças. “Tudo agrega no dia-a-dia deles, os ensaios despertam o respeito, saber esperar sua vez, o trabalho em grupo e também aprender que temos diferenças”, afirmou.
Assim como ela, a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Cristini da Silva Ristow, destaca a representatividade do momento para as crianças, que esperam ansiosamente pela apresentação. “Nós nunca deixamos de celebrar a Festa Junina com os alunos, sempre fazíamos a chamada ‘Semana Junina’, onde vivíamos intensamente com eles essa cultura. E era um desejo dos pais e das crianças voltar com as apresentações. Então, aqui estamos novamente, em um dia especial e muito esperado, todos estavam ansiosos para dançar o que tanto ensaiaram nas últimas semanas”, finalizou Sandra.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.