Publicidade

Da maior à menor, da mais velha à mais nova, conheça curiosidades das cidades do Brasil

Dados e curiosidades revelam contrastes impressionantes entre as cidades brasileiras

Fonte: Christianne Oliveira/ASCOM PMA.

Publicidade

O Brasil, com mais de 5.500 municípios, guarda curiosidades territoriais e demográficas que revelam a diversidade de sua geografia e história. De cidades com milhões de habitantes a vilarejos com menos de mil moradores, os extremos chamam atenção não apenas pelo tamanho, mas pelo simbolismo que carregam.

O maior município do Brasil está no Norte

Ao contrário do que muitos pensam, São Paulo não é o maior município brasileiro em extensão territorial. O título pertence a Altamira, no Pará. Com uma área gigantesca, Altamira já foi o maior município do mundo até 2009. Hoje, é o terceiro maior do planeta, superando a extensão de dez estados brasileiros, além de países como Portugal, Islândia, Irlanda e Suíça.

Christianne Oliveira/ASCOM PMA.

A menor cidade em população é mineira

Se o critério for o número de habitantes, Serra da Saudade, em Minas Gerais, é o menor município do Brasil. Em 2022, segundo o IBGE, a cidade tinha apenas 833 moradores. Localizada no Centro-Oeste de Minas, Serra da Saudade possui apenas dois bairros – São Geraldo e Centro – e conta com uma estrutura básica, incluindo escola, posto de saúde, academia e até Wi-Fi gratuito nas praças.

Divulgação/Visite Minas

O menor município em área também está em Minas

Quando o assunto é território, o menor município brasileiro em extensão é Santa Cruz de Minas, também em Minas Gerais. Com apenas 3,56 km², o local tem cerca de 8.339 habitantes e está situado a 190 km de Belo Horizonte. Para efeito de comparação, seriam necessárias quase 45 mil cidades como Santa Cruz de Minas para alcançar a área de Altamira.

Igor Souza/Olhares por Minas

Campos do Jordão: o município mais alto

A cidade mais alta do Brasil é Campos do Jordão, em São Paulo. Localizada na Serra da Mantiqueira, sua sede está a 1.628 metros de altitude. Por isso, a cidade tem clima frio o ano todo e recebe mais de 4,5 milhões de turistas por ano, atraídos pela arquitetura europeia e paisagens montanhosas. Já as cidades mais baixas estão no nível do mar, ao longo do litoral, sem destaque para uma única localidade.

 Thiago Cesar Busarello/Vida de Turista

A cidade mais nova e a mais velha do Brasil

O município mais jovem do país é Boa Esperança do Norte, no Mato Grosso. Ele foi oficialmente emancipado em 1º de janeiro de 2025, sendo desmembrado de Sorriso. A adição de “do Norte” ao nome foi para diferenciar de um homônimo no Paraná.

Divulgação/Confederação Nacional de Municípios

Já o título de cidade mais antiga do Brasil é oficialmente de São Vicente (SP), fundada em 1532 por Martim Afonso de Sousa, sob ordens da Coroa Portuguesa. A cidade foi o primeiro núcleo institucionalizado da América Portuguesa e cenário da primeira eleição do continente americano. Apesar de algumas versões apontarem Cananéia (SP) como mais antiga, por supostamente ter sido povoada meses antes, a falta de documentação oficial impede esse reconhecimento.

Prefeitura de Cananéia/Barbara de Aquino

Divulgação/Prefeitura de São Vicente

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.