Publicidade

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria

O resultado o coloca como o terceiro presidente do Senado mais votado desde a redemocratização

Fonte: (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Publicidade

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado, 1º de fevereiro, presidente do Senado Federal para um mandato de dois anos. Com 73 votos, ele retorna ao comando da Casa, cargo que ocupou entre 2019 e 2021. O resultado o coloca como o terceiro presidente do Senado mais votado desde a redemocratização.

Na disputa, Alcolumbre superou os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP), que receberam quatro votos cada. A eleição ocorreu por meio de cédulas de papel, em votação secreta, seguindo a ordem de criação dos estados para a chamada dos parlamentares.

Compromisso com o diálogo

Durante seu discurso, Alcolumbre se declarou um defensor do diálogo e da construção coletiva de soluções. Ele destacou a importância de superar a intolerância e fortalecer o debate democrático entre os diferentes setores políticos.

“Pretendo conduzir o Senado com altivez, sabedoria e calma, mas também firmeza e independência. O relacionamento entre os Poderes, embora regido pela Constituição, tem sido testado por tensões e desentendimentos. Não há futuro sem diálogo, respeito e democracia forte”, afirmou o novo presidente da Casa.

Com experiência na direção do Senado na primeira metade do governo Jair Bolsonaro (PL), entre 2019 e 2021, Alcolumbre também esteve à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nos últimos dois anos. Durante esse período, liderou votações importantes, como a da reforma tributária e sua regulamentação, além da sabatina de autoridades indicadas para cargos de alto escalão.

Formação da Mesa Diretora

Junto com Alcolumbre, foram eleitos os membros da Mesa Diretora do Senado, composta por representantes tanto da base governista quanto da oposição. O PT e o PL, principais siglas desses grupos, ficaram com as vice-presidências. A distribuição dos cargos foi acertada entre os partidos que apoiaram a candidatura vitoriosa.

Confira a composição da nova Mesa Diretora:

  • 1º vice-presidente: Eduardo Gomes (PL-TO)
  • 2º vice-presidente: Humberto Costa (PT-PE)
  • 1ª secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
  • 2ª secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)
  • 3ª secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)
  • 4ª secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)

A nova gestão do Senado será marcada por desafios e debates fundamentais para o país, com a expectativa de avanço em pautas estruturantes e o fortalecimento da relação entre os Poderes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.