O Jornal da Manhã desta quinta-feira (18/7) recebeu, ao vivo, o delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri. Em destaque, as mudanças implementadas pelo Detran/SC na consulta pública de veículos.
O objetivo, segundo o órgão, é de se evitar golpes virtuais e acesso indevido a informações pessoais de terceiros. Desta forma, o sistema vai deixar de ser público e o acesso se dará apenas pelo Detran Digital e com autenticação pelo gov.br.
As mudanças no sistema de consulta ocorrerão em duas fases. A primeira etapa será para quem já acessou alguma vez os serviços pelo gov.br. Portanto, para estas pessoas, desde o dia 15 de julho, somente há acesso pelo Detran Digital.
Já a segunda etapa, marcada para o dia 30 de julho, será para os que nunca acessaram os serviços pelo aplicativo do Governo, que terão 15 dias para providenciarem o cadastro no gov.br. Há um vídeo explicando o processo passo a passo disponível no site do Governo Federal, e também, nas redes sociais do Detran/SC.
Importante destacar ainda, que o Detran/SC não faz contato para enviar boletos ou guias de IPVA, licenciamento e multas, seja por e-mail ou WhatsApp.
Polícia Civil
Os 212 anos da Polícia Civil em Santa Catarina também foram destacados pelo policial. Durante a semana, um evento realizado na capital marcou a data com a entrega de viaturas (sendo duas delas para a Delegacia Regional de Brusque), armamentos e novos equipamentos.
Há, porém, a expectativa por novos policiais que serão fundamentais para diminuir o déficit de efetivo existente na região.
Enquanto isso, há também a expectativa pelo anúncio de novos delegados para regional, o que dependerá do concurso já anunciado pelo Governo do Estado.
Destes, um será destinado para suprir a saída de Alex Bonfim Reis que deixará a Delegacia de Investigação Criminal (DIC) em agosto.
Ouça a entrevista: