Publicidade

Educandos da Apae de Brusque elegem novos autodefensores para o mandato 2026-2028

Processo de formação envolveu 67 educandos e reforçou direitos e deveres da pessoa com deficiência

Fonte: Amabile Nazário/Ideia Comunicação

Publicidade

Os educandos André Schmitz e Jaqueline da Silva foram eleitos os novos autodefensores da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque. A eleição ocorreu no dia 18 de novembro, na sede da entidade e contou com oitos candidatos concorrentes.
“A autodefensoria é um movimento que faz parte das Apaes de todo o Brasil, onde os educandos escolhem um representante deles que vai buscar melhorias e representá-los em eventos, deste modo viabilizando a participação social, direitos e deveres dos que frequentam as Apaes”, explicou o assistente social da Apae de Brusque, Júlio César das Chagas.
Ele completa que o autodefensor busca defender os direitos dele enquanto pessoa com deficiência, fortalecendo sua participação na comunidade no geral. “Buscamos trabalhar e fortalecer isto, para eles serem protagonistas, de que a pessoa com deficiência tem voz e que busca por melhorias. É uma maneira também de os demais se inspirarem neles”, afirmou.

Preparação

Conforme explica a psicóloga da Apae de Brusque, Ketlin Cristina Martinenghi, é realizado um trabalho de preparação com os educandos antes do processo de eleição. “Nosso trabalho iniciou em julho, inicialmente com cerca de 67 educandos, com encontros semanais onde explicamos o que é a autodefensoria, quais os critérios para ser um autodefensor e quais são os direitos e deveres da pessoa com deficiência. Após esse momento eles demonstraram o interesse em se candidatar a função”, comentou.
Ela completa que após isso, o trabalho foi focado em 15 “pré-candidatos”. “Neste segundo momento iniciamos a campanha, divulgação dos projetos de melhorias de cada um e o que eles estão buscando sendo autodefensores”, completou.

Eleição

A eleição aconteceu no dia 18 de novembro e contou com o voto dos educandos que participaram da preparação. “Foram eleitos um menino e uma menina para serem os autodefensores e também um suplente para cada. O mandato é de três anos, então eles são nomeados em 2026 e seguem até 2028 na função. Neste período eles vão representar a nossa Apae em congressos, palestras, serão ‘as vozes’ dos demais educandos nas reuniões de diretoria”, finalizou Ketlin.
Foram eleitos como autodefensores suplentes ainda, os educandos, Ezequiel Costa Ferreira e Márcia Marcos.

Saiba mais

Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira APAE formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 324 usuários recebem atendimento. Ao longo da trajetória da APAE, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A APAE Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.