Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Em Florianópolis, Governo do Estado confirma que pontes são seguras 

Secretaria também garantiu que estruturas seguem a rotina de manutenção e conservação

Fonte: Jonatã Rocha / SECOM

Publicidade

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, assegurou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 27, que as três pontes que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina são absolutamente seguras e não oferecem riscos aos usuários.

Comper atendeu convite do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para uma vistoria nas estruturas. Acompanhado de parte de sua equipe técnica, o secretário deu detalhes sobre o novo momento de atenção às estruturas, fundamentais para Florianópolis e Santa Catarina.

“O governador Jorginho Mello determinou prioridade na questão das pontes. É isso que estamos fazendo” explicou ele, salientando que o processo de autorização para que a Casan instale uma nova adutora, para abastecer a ilha de água potável, na Ponte Pedro Ivo Campos, está concluído e já foi enviado à Casan, que fará o devido processo licitatório.

Foto: William Possamai Poffo/Divulgação

Blocos de sustentação

Jerry Comper também informou que está em elaboração o anteprojeto para a revitalização de 12 dos 18 blocos de sustentação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Seis deles já foram restaurados.

“A previsão de finalização do anteprojeto, no sistema RDCI (que é mais rápido), é até o final do ano. Uma vez vencida essa etapa, a SIE já vai entrar na fase para licitar e contratar a obra,” explicou o titular da Infraestrutura do Estado, acrescentando que, se tudo correr bem, as obras nos blocos de sustentação começam até meados de 2025.

Remoção das placas da passarela

A empresa vencedora da licitação foi inabilitada pela SIE porque o CREA-SC suspendeu a CAT – Certidão de Acervo Técnico – da companhia. Esse certificado é exigência legal para empresas serem contratadas pelo poder público.

A segunda colocada no certame licitatório para esta obra já enviou sua documentação, que está sob análise da área técnica da SIE.

“Atendendo todos os critérios do processo licitatório, já está autorizada a homologação e a contratação,” detalhou Jerry Comper.

Manutenção constante

Importante frisar que a SIE segue rotina de manutenção e conservação funcional nas pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, com execução de serviços de limpeza, drenagem, substituição de defensas, pintura, sinalização, pavimentação, juntas metálicas, e quaisquer serviços dessa natureza.

Fonte: Secom/Governo de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.