Na sessão ordinária desta terça-feira, 20 de maio, o vereador Paulinho Sestrem (PL) contra-argumentou as colocações proferidas na tribuna da Câmara, pouco antes, pela vereadora Elizabete Maria Barni Eccel, Bete (PT). A vereadora discorrera sobre uma reunião que ela promoveu na segunda-feira, 19, com foco na causa animal, e declarou que desde o fim do governo Paulo Eccel (PT), em 2015, “pouco, ou melhor, quase nada” se fez em relação a essa pauta em Brusque.
“Esta casa, este vereador, o Bem-Estar Animal, a Fundema, já estão se mexendo, e bastante. Fizemos duas reuniões neste plenário, não somente uma, para trazer ideias. Já estamos agindo, porque as ideias são boas e a população tem que participar. Eu convidei a vereadora, assim como outros vereadores, para estar conosco na próxima segunda-feira, dia 26. É uma comissão do Bem-Estar Animal que está não colhendo ideias, mas avançando. Estamos à frente. Não que o trabalho da vereadora não seja importante, mas quem tem que somar ao grupo é a vereadora”, afirmou.
Segundo o líder do governo, os esforços incluem a busca de recursos para viabilizar ações. “O Bem-Estar Animal é uma questão de Saúde Pública. Está para aportar nessa casa a questão da chipagem de animais. O Núcleo de Veterinários, que está fazendo essa lei, também está à disposição, com a Secretaria de Educação, para fazer campanhas educativas. A palestra já está pronta. Então, estamos falando de castração, campanha educativa, chipagem, ou seja, estamos muito avançados e, inclusive, falta uma palavrinha no meio desse projeto, que é a fiscalização”, defendeu. “Para esse ano, não tem o recurso que seria necessário para fazer tudo o que eu falei. Mas, com o orçamento que temos, conseguimos avançar bastante, principalmente se vereadores e sociedade se unirem num só propósito”, disse.
“A Polícia Militar e a Polícia Civil estão participando dessa comissão. A ideia é que elas estejam com o Bem-Estar Animal, a Fundema, em campanhas de fiscalização”, prosseguiu. “Então, fica aqui um convite público à vereadora para estar na próxima reunião, acompanhar de perto, ver como estamos avançados nesse tema e, aí sim, talvez, trazer a contribuição colhida nessa reunião que a vereadora falou, para ver se realmente soma no que está sendo feito”.
Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.
Assista ao pronunciamento de Paulinho Sestrem na íntegra: