Publicidade

Feirão do Imposto em Brusque: ação conscientizou sobre a alta carga tributária no Brasil

Campanha mobilizou a população com palestra, sessão na Câmara e distribuição de chopp sem imposto

Fonte: Amabile Nazário/Ideia Comunicação

Publicidade

O sábado, 31 de maio, foi marcado pela realização do Dia D do Feirão do Imposto em Brusque. Organizado pelo Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), o evento fez parte de uma campanha nacional que visa alertar a população sobre a alta carga tributária no Brasil e os impostos incidentes sobre produtos e serviços.

A praça Barão de Schneeburg foi o palco principal da ação, onde os jovens empreendedores distribuíram chopp sem imposto, uma forma simbólica de demonstrar o impacto que a carga tributária tem sobre o preço dos produtos. “Neste ano, o tema do Feirão do Imposto é ‘Impostos mais simples’. Nosso objetivo é aproximar o cidadão desse debate, de forma acessível e prática”, comentou Gabriela Santos, coordenadora do Feirão do Imposto 2025.

Semana de atividades em Brusque

O Feirão do Imposto não se limitou ao Dia D. A campanha iniciou na segunda-feira, 26 de maio, com uma série de ações que ocorreram durante toda a semana. Entre elas, destacam-se a participação na sessão da Câmara de Vereadores de Brusque, onde o Núcleo Jovem debateu a alta carga tributária e a importância da transparência fiscal.

Além disso, uma palestra foi realizada na quinta-feira (29) no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) para estudantes dos cursos de Administração e Processos Gerenciais. Ministrada pela nucleada Luana Ferreira, a palestra abordou temas como a reforma tributária, a carga tributária no Brasil e os impactos disso no cotidiano dos cidadãos, além de apresentar o “impostômetro” e o “gastômetro”, ferramentas que ajudam a visualizar o impacto dos impostos.

Conscientização e reflexão

Gabriela Santos enfatizou a importância das ações realizadas ao longo da semana. “Na terça-feira (27), tivemos uma ação na Câmara de Vereadores, onde ocupamos a tribuna para discutir a alta carga tributária do Brasil e convidamos os vereadores para prestigiar o Dia D. A palestra na Unifebe foi muito significativa, com a presença de cerca de 180 jovens. Nosso objetivo foi fazer com que eles refletissem sobre a carga tributária e o retorno que recebemos desse sistema”, afirmou.

O evento se encerrou com a distribuição de chopp sem imposto no Dia D. “Escolhemos o chopp para simbolizar o quanto o governo “bebe” dos produtos que compramos por meio dos impostos. É uma forma de conversar com as pessoas sobre o impacto real que os impostos têm em suas vidas diárias”, concluiu Gabriela.

Sobre o Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto é uma iniciativa nacional, coordenada pela Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje). Todos os anos, em maio, os núcleos do estado inteiro organizam ações de conscientização ou protestos contra a alta carga tributária no Brasil, incentivando a população a refletir sobre o sistema fiscal do país.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.