Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Fórum Sindical promove ação de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho nesta sexta-feira

A iniciativa acontecerá na Praça Barão de Schneéburg e no Terminal Urbano Balthazar Bohn

Fonte: Assessoria de Imprensa Comunicar

Publicidade

O Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região (Fórum Sindical) realiza na sexta-feira, 26 de abril, uma importante ação sobre saúde e segurança nos ambientes de trabalho. A iniciativa acontecerá na Praça Barão de Schneéburg e no Terminal Urbano Balthazar Bohn, ambos localizados no Centro de Brusque, com o objetivo de alertar a população, trabalhadores e trabalhadoras.

Segundo o coordenador do Fórum e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb), Izaias Otaviano, esta ação é parte integrante do Movimento Abril Verde, uma iniciativa realizada em todo o Brasil e que, em Brusque, tornou-se lei em 2015, conforme a Lei nº 3943/2015.

O Movimento Abril Verde tem como objetivo sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, muitas das quais poderiam ser evitadas. O movimento também presta homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril.

“O Movimento Abril Verde é uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios que enfrentamos diariamente em nossos ambientes de trabalho e sobre como podemos trabalhar juntos para prevenir acidentes e proteger a saúde dos trabalhadores. É fundamental que todos, trabalhadores, empresários, sindicatos e governos, se unam nesse esforço e priorizem a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos”, ressalta Otaviano. 

Números de acidentes

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil.

Neste mesmo período, foram registradas mais de 6,5 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), isso de trabalhadores com Carteira Assinada sem contar a cifra de trabalhadores que ainda trabalham na informalidade. 

No município de Brusque, neste período de 10 anos, foram notificados 8.977 acidentes de trabalho, ou seja, quase nove mil trabalhadores e trabalhadoras se acidentaram na cidade, durante o exercício de sua profissão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.